Mundo

Novo ataque dos EUA contra embarcações no Pacífico deixa 5 mortos

Militares justificaram ação dizendo que navios estavam transitando por rotas de narcotráfico

Imagem da noticia Novo ataque dos EUA contra embarcações no Pacífico deixa 5 mortos
Ataque foi realizado no Pacífico Oriental | Divulgação/Marinha dos EUA

A Marinha dos Estados Unidos atacou duas novas embarcações no Pacífico Oriental na noite de quarta-feira (31). A ação, segundo os militares, ocorreu com o aval do secretário de Guerra, Pete Hegseth, após informações de inteligência confirmarem que os navios estavam envolvidos com narcotráfico. Ao todo, cinco pessoas morreram.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

“A inteligência confirmou que as embarcações estavam transitando por rotas conhecidas de narcotráfico e envolvidos em narcotráfico. Um total de cinco narcoterroristas foram mortos durante essas ações - três na primeira embarcação e dois na segunda”, disseram os militares do Comando Sul.

Mais de 30 embarcações no Mar do Caribe e no Pacífico já foram destruídas pelos Estados Unidos desde setembro, quando o país iniciou uma operação naval contra o narcotráfico na região, perto das costas da Venezuela e da Colômbia. O presidente Donald Trump acusa cartéis latino-americanos de transportarem drogas para os Estados Unidos pelo mar.

A operação despertou alerta no governo de Nicolás Maduro, que começou a mobilizar militares e milicianos para reforçar o patrulhamento da fronteira. Isso porque o líder venezuelano teme que a operação naval norte-americana seja uma ofensiva disfarçada, com o objetivo de mudar o regime do país à força.

Essa preocupação aumentou nas últimas semanas devido ao aumento da presença militar norte-americana no Caribe. Além de navios de guerra e submarinos já mobilizados, a Casa Branca enviou caças F-35 à região, bem como o porta-aviões USS Gerald R. Ford, considerado o maior e mais moderno do mundo.

Outra movimentação dos Estados Unidos foi bloquear navios petroleiros sancionados da Venezuela, numa tentativa de sufocar a economia local, já que o produto é a principal fonte de renda do país.

Nesta semana, Trump ainda revelou que os Estados Unidos atacaram uma “grande instalação portuária” na Venezuela na última sexta-feira (26), usada para o “carregamento de drogas”. A operação, comandada pela Agência Central de Inteligência (CIA), marca o primeiro ataque terrestre no país sul-americano desde o início da campanha de Washington contra cartéis de drogas na América Latina.

Últimas Notícias