Mundo

Destinos astrológicos, nostálgicos e individuais: veja tendências de viagem para 2026

Pesquisa mostra que turistas irão optar por roteiros personalizados para expressar singularidades, metas e paixões

Imagem da noticia Destinos astrológicos, nostálgicos e individuais: veja tendências de viagem para 2026
Destinos individuais são tendência em 2026 | Reprodução

As férias e períodos de descanso estão se tornando mais individuais, experimentais e autênticos. É o que aponta um novo levantamento da Booking.com, que avaliou as tendências de viagens para 2026.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Com base na opinião de mais de 29 mil viajantes em 33 países, a empresa constatado que os turistas estão cada vez mais rejeitando destinos convencionais e adotando viagens que pareçam únicas e verdadeiramente pessoais. Veja as apostas para 2026:

Retiros de fantasia romântica: uma fuga para mundos encantados

Os livros sempre foram companheiros de viagem. Em 2026, com a popularidade de gêneros como “fantasia romântica”, a conexão entre histórias e viagens é fortalecida, apresentando uma busca maior dos viajantes por experiências que aproximem a imaginação da realidade.

Mais de oito em cada 10 (81%) viajantes brasileiros demonstram interesse em visitar um destino inspirado pela fantasia romântica. Para muita gente, isso vai muito além dos passeios turísticos, com mais da metade (57%) disposta a participar de um retiro de interpretação de papéis baseado no jogo, livro ou filme de fantasia favorito. Já para quase um quarto (24%), há um forte interesse em incluir isso nos planos de viagem futuros.

Casas humanoides: o futuro dos aluguéis de temporada

As casas de temporada sempre foram valorizadas pelo espaço e privacidade, mas em 2026 elas evoluirão para algo muito mais futurista: casas com assistentes humanoides. Esses espaços unem praticidade e diversão, redefinindo a experiência de aluguel de temporada e criando o cenário para estadias que são ao mesmo tempo confortáveis e inesquecíveis.

Os brasileiros estão prontos para viver essa nova experiência que combina conforto e curiosidade, com 86% dispostos a reservar uma casa com assistentes robóticos. Os benefícios práticos lideram o interesse na tendência: mais da metade das pessoas (63%) dizem que os robôs de limpeza influenciariam a escolha de reserva, enquanto 45% ficam mais animadas com a ideia de um chef robótico. Já 31% desejam que os robôs cuidem da sustentabilidade nos bastidores.

Teste de turbulência: amor, amizade e trabalho em equipe à prova

As férias não servem só para recarregar as baterias. Em 2026, elas vão se tornar o teste definitivo de compatibilidade, já que muitas pessoas planejam usar as viagens para avaliar a estabilidade dos relacionamentos: românticos, platônicos ou até profissionais. Quase oito em cada 10 (79%) dos viajantes no Brasil desejam fazer uma viagem com um possível parceiro, colega ou novo amigo para verificar a afinidade.

Esses testes de turbulência evidenciam uma nova abordagem de férias: não apenas como momentos de lazer, mas como experiências imersivas para avaliar compatibilidade, flexibilidade e trabalho em equipe. Pessoas da Geração Z são as mais experimentais de todas, com 77% abertas a itinerários personalizados criados para simular dinâmicas da vida real e testar conexões de maneiras que podem dar certo ou fracassar.

Souvenirs de prateleira: transformar prateleiras da cozinha em vitrines culturais

Em 2026, os viajantes estão cada vez mais em busca de tesouros comestíveis e de design que transformem cozinhas comuns em vitrines da cultura mundial. Três em cada quatro viajantes brasileiros (75%) dizem que considerariam comprar utensílios de cozinha de design ou itens de despensa durante as férias, desde potes de temperos pintados à mão até latas de azeite de oliva artesanal que funcionem também como itens de decoração.

Essa mudança tem a ver tanto com significado quanto com estética. Um terço (33%) afirma que os souvenirs comestíveis ajudam a reviver um destino toda vez que cozinham, enquanto 29% valorizam o fato de esses itens mostrarem o artesanato local, a sustentabilidade e os métodos tradicionais. Para outras pessoas, a exclusividade e o estilo têm um papel importante, com um quarto (25%) escolhendo destinos em busca de souvenirs raros, utensílios de cozinha de edição limitada ou embalagens especiais.

Destinos astrológicos: viagem escrita nas estrelas

Muitos viajantes buscam ativamente experiências que estejam em harmonia com sinais místicos ou astrológicos. Quase quatro em cada dez (39%) dizem que consideram essas influências ao planejar as férias, desde programar viagens com as fases da lua ou solstícios até visitar locais altamente energéticos.

A Geração Z (42%) e os millennials (41%) do Brasil estão particularmente sintonizados com essa busca espiritual, provando que, para as gerações mais jovens, a jornada de autoconhecimento pode muito bem-estar escrita nas estrelas.

Hobbies silenciosos: atividades serenas para mais paz interior

O silêncio valerá ouro em 2026, pois os viajantes querem trocar o barulho do dia a dia e as distrações de um mundo hiperestimulado pela serenidade da natureza para restaurar o equilíbrio. Entre os viajantes brasileiros, 47% afirmam que tirariam férias com o objetivo de ficarem mais perto da natureza, e (37%) estão adotando hobbies mais tranquilos durante as férias.

Desde momentos de observação de insetos e pássaros até pesca e forrageamento, os viajantes mostram cada vez mais interesse em atividades que convidam a uma conexão mais profunda e à observação do espaço ao ar livre. Já 86% têm interesse em pescaria ou observação de pássaros e 74% em ficar em um hotel no qual se envolvam com forrageamento na natureza da região e locais de vida selvagem para as refeições.

Viagens nostálgicas: onde as lembranças se tornam destinos

Em 2026, a nostalgia deixará de ser algo do passado e se tornará uma experiência à qual podemos retornar, graças à tecnologia. Com plataformas de mapeamento de fotos e rastreamento de patrimônios com tecnologia de IA, lembranças se tornam mapas e fotos antigas viram futuros itinerários de viagem, permitindo que os viajantes identifiquem o local exato de um acontecimento e o vivenciem novamente.

Para muitos brasileiros, essas viagens têm uma forte carga emocional, baseadas no desejo de reviver momentos significativos e compartilhá-los com outras pessoas. Oito em cada dez viajantes do país (80%) dizem que considerariam a possibilidade de recriar uma lembrança ou foto usando a tecnologia para identificar o local exato em que ela foi tirada e, em seguida, viajar para lá.

Férias para comemorar: viagens que celebram o “eu”

Em 2026, dois terços (67%) dos viajantes brasileiros dizem que não precisam de um motivo para reservar uma viagem, enquanto um em cada cinco (28%) afirmam que iriam para um destino dos sonhos sem esperar por um marco “tradicional”, como casamentos, luas de mel, aniversários, para fazer valer a pena.

Essa nova onda de celebrações de pequenas conquistas destaca como os viajantes brasileiros estão valorizando realizações pessoais à sua maneira e usando as viagens para celebrar a individualidade. Quase nove em cada dez (87%) justificam a reserva de uma viagem de férias dizendo ser uma recompensa merecida pelo trabalho duro, enquanto novos motivos para reservar uma viagem ganham destaque:

  • comemorar um novo emprego ou promoção (30%);
  • gastar uma restituição de impostos inesperada (10%);
  • marcar o fim de um relacionamento (13%);
  • exibir uma roupa nova (11%).

As realizações de saúde e bem-estar também estão surgindo como fatores motivacionais poderosos, com um em cada cinco (23%) pessoas do país viajando para comemorar marcos como sobriedade ou transformações no condicionamento físico.

Assuntos relacionados

Turismo
viagem
Brasil
Mundo

Últimas Notícias