Mundo

Ministro da Venezuela empunha facão e pede que população se prepare para possível confronto militar

Em post nas redes, Diosdado Cabello discursa em treinamentos militares e de primeiros socorros e fala em 'proteger o povo' e 'garantir a Revolução'

Imagem da noticia Ministro da Venezuela empunha facão e pede que população se prepare para possível confronto militar
O ministro da Justiça da Venezuela Diosdado Cabello, empunha um facão em meio a treinamentos militares e de primeiros socorros | Foto: Reprodução/@dcabellor - 16.10.2025
Publicidade

O ministro da Justiça da Venezuela, Diosdado Cabello, publicou um vídeo em seu perfil no Instagram, nesta sexta-feira (17), em que aparece empunhando um facão e pedindo a população que se prepare para um possível confronto militar. No vídeo, ele aparece discursando em treinamentos militares e de primeiros socorros.

"A retaguarda é o coração que sustenta a vitória", escreveu Cabello na legenda da publicação. "Das trincheiras mais humildes às linhas de frente, protegemos o povo e garantimos a força da Revolução."

+"Processo legal não foi concedido": familiares de vítimas de ataque dos EUA contra barco no Caribe exigem justiça

O post é feito em meio à crescente tensão diplomática entre a Venezuela e os Estados Unidos. Desde o início de setembro, os EUA vêm realizando uma série de ataques contra barcos no mar do Caribe, que já deixaram ao menos 27 mortos.

O presidente dos EUA, Donald Trump, alega que as embarcações têm associação com o narcotráfico, o que tornaria as ofensivas legítimas. O governo venezuelano, por sua vez, nega as acusações e classifica as ofensivas como "execuções extrajudiciais" e uma "sentença de morte" em alto-mar.

+Maduro 'não quer se meter com os EUA', diz Trump em meio ao aumento da tensão com a Venezuela

Nesta semana, os EUA autorizaram a Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) a conduzir ações secretas na Venezuela e enviaram navios e aviões de guerra ao Caribe, sob o argumento de que conduzia uma operação antidrogas em águas caribenhas.

Em resposta, a Venezuela posicionou tropas perto de sua costa caribenha e decidiu colocar as armas "nas mãos do povo" para enfrentar uma eventual incursão dos EUA no país.

O governo venezuelano também tem ampliado o alistamento civil e realizado exercícios militares semanais em áreas urbanas e costeiras. Nesta semana, blindados e tropas foram vistos em Caracas, Catia e Petare, mesmo sob forte chuva.

Publicidade

Assuntos relacionados

Venezuela
Estados Unidos
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade