Governo Maduro convoca votação em Essequibo, área rica em petróleo e sob controle da Guiana
Nicolás Maduro prevê eleger governador e oito deputados, mas sem a participação de pessoas que moram na região

SBT News
A Venezuela prevê realizar, neste domingo (25), uma eleição para escolher um governador e oito deputados que irão representar a região de Essequibo, área rica em petróleo e internacionalmente reconhecida como parte da Guiana, de acordo com o jornal El País.
+ Disputa por Essequibo: Venezuela aumenta número de tropas na fronteira com a Guiana
O território é reivindicado pelo governo de Nicolás Maduro, que em 2024 promulgou uma lei criando uma província venezuelana no local.
A disputa pelo Essequibo, que se arrasta há mais de um século, voltou ao centro das atenções após o presidente venezuelano divulgar um novo mapa do país com a incorporação da área e anunciar licenças para exploração de petróleo.
Nenhum dos candidatos poderá fazer campanha no território guianense nem terá os votos computados, já que os habitantes da região são cidadãos da Guiana.
+ Venezuela vai contra acordo de paz com Guiana e aprova criação de novo estado em Essequibo
O governo da Guiana rejeitou veementemente a iniciativa, classificando-a como parte de uma escalada de tensões diplomáticas e retóricas entre os dois países.
Em 2023, Maduro já havia realizado um referendo de baixa participação para tentar legitimar a soberania venezuelana sobre a área.
Guiana x Venezuela: "Não há risco iminente de ambiente bélico" em Essequibo, diz especialista