CIA lança vídeo em mandarim para recrutar espiões chineses
Campanha divulgada nas redes sociais da agência americana é considerada “provocação” pela China
do SBT Brasil
A Central Intelligence Agency (CIA), serviço de inteligência dos Estados Unidos, divulgou nesta quinta-feira (12) uma nova campanha pública para tentar recrutar espiões chineses. O vídeo foi publicado nas redes sociais oficiais da agência e é totalmente em mandarim.
No material, o narrador se apresenta como um militar chinês fictício. Ele afirma que percebeu que os integrantes do Partido Comunista Chinês estariam interessados apenas em benefícios próprios.
Com o título “Salve o Futuro”, a peça sugere que oficiais chineses insatisfeitos entrem em contato com a inteligência americana. A campanha faz parte de uma estratégia mais ampla de recrutamento digital, em meio ao aumento da tensão entre Estados Unidos e China.
A escolha do idioma indica que o alvo direto da campanha são cidadãos chineses, especialmente membros das Forças Armadas e do governo.
Nos últimos anos, a CIA já havia lançado iniciativas semelhantes voltadas para russos, após o início da guerra na Ucrânia. A estratégia envolve vídeos explicativos sobre como entrar em contato com a agência de forma segura, inclusive pela chamada “dark web”.
A embaixada chinesa nos Estados Unidos classificou a campanha como “provocação”. Autoridades chinesas costumam acusar Washington de interferência e espionagem. A divulgação pública de um esforço de recrutamento é incomum e evidencia o nível de rivalidade estratégica entre as duas potências.








