USP fica entre as 100 melhores universidades do mundo em 4 áreas
Além das quatro áreas, o ranking também apontou a USP como a melhor universidade brasileira em todos os campos analisados

Antonio Souza
Agência SBT
A Universidade de São Paulo (USP) ficou entre as 100 melhores universidades do mundo em quatro áreas do conhecimento, segundo o ranking THE World University Rankings by Subject 2026, divulgado no dia 20 de janeiro pela consultoria britânica Times Higher Education (THE).
As áreas em que a USP ficou entre as melhores foram: Direito (52ª posição), Educação (61ª), Medicina e Saúde (81ª) e Artes e Humanidades (96ª).
Além das quatro áreas, o ranking também apontou a USP como a melhor universidade brasileira em todos os campos analisados.
O levantamento utiliza os mesmos 18 indicadores do ranking geral da Times Higher Education, adaptados para cada área do conhecimento. Esses critérios são organizados em cinco pilares principais:
- Ensino (ambiente de aprendizagem);
- Ambiente de pesquisa (volume, renda e reputação);
- Qualidade da pesquisa (força, excelência e influência);
- Perspectiva internacional (docentes, estudantes e pesquisa);
- Indústria (renda proveniente de inovação e patentes).
Liderança em outros rankings
A USP também se destacou nos principais rankings da consultoria britânica, divulgados no final do ano passado. No ranking geral, o THE World University Rankings, publicado no dia 9 de outubro, a USP foi a universidade latino-americana mais bem classificada, na posição 201–250.
Já no THE Latin America University Ranking, divulgado no dia 3 de dezembro, a universidade confirmou a hegemonia e manteve a liderança entre as instituições da região.
Universidades americanas no topo
As universidades dos Estados Unidos dominam o topo da lista em oito áreas do conhecimento. A Universidade de Oxford aparece em primeiro lugar nas áreas de Ciências da Computação e Medicina e Saúde, enquanto a Universidade de Cambridge lidera em Psicologia.
Já o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) é a instituição que mais ocupa a primeira colocação no ranking, liderando nas áreas de Artes e Humanidades, Negócios e Economia e Ciências Sociais.









