Nubank ultrapassa Bradesco em clientes e lidera entre instituições privadas
Fintech alcançou 120 milhões de clientes, segundo balanço do Banco Central; Caixa lidera no país


SBT News
O Nubank tornou-se a maior instituição financeira privada do Brasil em número de clientes no quarto trimestre de 2025, segundo divulgou o Banco Central (BC) nesta quinta-feira (22). Com 112 milhões de associados, o banco digital ultrapassou o Bradesco, que fechou o último ano com 110 milhões.
Considerando bancos públicos, a lista é encabeçada pela Caixa Econômica Federal, com 158,1 milhões. Fecham o top 5 o Itaú (100,3 milhões) e o Banco do Brasil (82 milhões). Os dados constam do ranking de reclamações do Banco Central referente ao quarto trimestre de 2025.
O resultado do banco digital foi impulsionado por um aumento de 11,2 milhões de clientes ao longo de 2025. A trajetória de ascensão teve como marcos a superação do Santander e do BB em clientes em 2023 e do Itaú no fim de 2024.
É banco ou não é?
No fim de novembro, o BC decidiu que instituições financeiras conhecidas como fintechs, como era o caso do Nubank, não poderiam usar o termo “banco” ou “bank” em seu nome fantasia. A autoridade monetária deu prazo de regularização até o fim de março.
Em resposta à decisão, o Nubank informou que vai pedir uma licença bancária para poder continuar com a nomenclatura atual.









