Publicidade
Brasil

Entidades de Direitos Humanos apresentam relatório sobre abuso policial na Baixada Santista

Documento se baseou nas investigações sobre morte de Gregory Ribeiro Vasconcelos e do menino Ryan da Silva. Operações Verão e Escudo resultaram em 84 mortes

Imagem da noticia Entidades de Direitos Humanos apresentam relatório sobre abuso policial na Baixada Santista
Publicidade

Representantes de entidades de direitos humanos entregaram, nesta sexta-feira (6), ao Procurador-Geral de Justiça de São Paulo, um relatório sobre abusos cometidos pela Polícia Militar durante as operações Verão e Escudo, na Baixada Santista.

+Polícia prende suspeito de envolvimento no assassinato de delator do PCC

O documento foi elaborado com base em investigações relacionadas às mortes de Ryan da Silva Andrade Santos, de 4 anos, e Gregory Ribeiro Vasconcelos, de 17 anos, ambos mortos em novembro durante ações policiais. Essas mortes fazem parte dos 474 casos de mortes em operações policiais no estado em 2024.

Ryan foi baleado enquanto brincava na rua no Morro do São Bento, e a Polícia Militar reconheceu que o tiro pode ter partido de um policial. Já a versão sobre a morte de Gregory, que teria ocorrido em uma troca de tiros, é contestada por moradores da região. O relatório visa esclarecer esses casos e sugerir medidas para reduzir a letalidade policial.

As operações Verão e Escudo, realizadas entre julho de 2023 e fevereiro de 2024, resultaram em 84 mortes na Baixada Santista. As entidades que elaboraram o relatório propõem, entre outras ações, o uso obrigatório de câmeras corporais em todas as operações policiais e investigações rigorosas sobre o uso inadequado desses equipamentos, como forma de aumentar a transparência e a responsabilidade nas ações policiais.

+Kid preto diz à PF ter usado celular do Exército para ocultar identidade, mas nega elo com trama golpista

O Procurador-Geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, afirmou que tomará as providências necessárias e que as investigações serão aprofundadas com base nas informações fornecidas pelas entidades de direitos humanos.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade