Chile: país de contrastes e belezas naturais atrai brasileiros
Descubra os destinos perfeitos para se encantar com a neve e aproveitar o país
Claudia Romero
O Chile é um país de contrastes e belezas naturais que cativam os corações dos viajantes, principalmente os brasileiros. A maioria dos turistas que visitam Santiago na alta temporada é do Brasil. Além das majestosas cordilheiras, o país sul-americano oferece uma experiência única que combina aventura, cultura e gastronomia. Dentre as principais atrações do Chile, é possível destacar o emocionante Parque Farellones, as deslumbrantes vistas panorâmicas dos teleféricos, funicular e a vista privilegiada do ônibus de dois andares em Santiago.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Como chegar ao Chile
Saindo do Rio de Janeiro há voos diretos do aeroporto internacional do Galeão para Santiago. Ao comprar a passagem, dê preferência para assentos na janela do avião, pois assim poderá ver a Cordilheira dos Andes, a maior cadeia de montanhas do mundo em comprimento. São aproximadamente 160 km do extremo leste a oeste da costa ocidental da América do Sul. Para passar pela imigração, basta apresentar o RG com foto. O documento precisa estar em boas condições de conservação e com foto atual.
Parque Farellones: Emoção e Diversão nas Alturas
Localizado a apenas 36 km de Santiago, o Parque Farellones é um verdadeiro paraíso para a família se divertir na neve e a temperatura mínima pode chegar a - 6°C. O parque fica em Farellones, uma cidade localizada na Cordilheira dos Andes, cercada pela natureza e belas vistas panorâmicas. No inverno, o parque se transforma em um playground para esquiadores e apaixonados por snowboarder de todos os níveis. Há pistas desafiadoras e instrutores qualificados para orientar os iniciantes.
Os motoristas têm que ser experientes para percorrer as 42 curvas sinuosas até o local. Antes de chegar ao parque tem uma parada na loja de aluguel de roupas de neve onde é possível alugar todo o kit de roupas impermeáveis, além de botas, luvas e óculos apropriados para neve. O parque Farellones possui armários para guardar bolsas, restaurantes e há aulas de esqui para iniciantes. Para as crianças, há esqui sentado, tubing (grandes boias que escorregam pela neve), teleférico (para ver o centro de esqui de cima) e tirolesa para quem prefere uma aventura radical.
Principais atrações em Santiago no Chile
Por falar em teleférico, Santiago oferece um passeio incrível de teleférico que fica no Parque Metropolitano, que ocupa uma área de 700 hectares de extensão e está entre os maiores parques urbanos do mundo. O visitante pode subir até o Cerro San Cristóbal e de lá apreciar a paisagem deslumbrante da cidade. Um dos tesouros históricos do Chile, encontra-se um meio de transporte que é também uma relíquia cultural: o funicular, com cerca de 100 anos.
As charmosas construções de madeira e metal transportam passageiros acima dos penhascos, proporcionando um vislumbre da vida cotidiana e da arquitetura única. Enquanto as engrenagens rangem e os vagões balançam, os viajantes são levados a uma jornada no tempo, conectando o passado com o presente. No mesmo local, também é possível visitar o Café Tudor, um salão que guarda na memória um pouco da história da aristocracia chilena que se reunia ali para tomar chá.
Santiago, a capital do Chile, é conhecida por sua mistura de tradição e modernidade. Uma das melhores maneiras de explorar a cidade é a bordo de um charmoso ônibus de dois andares, chamado Hop-on Hop-off. Enquanto o ônibus circula pelas ruas movimentadas, os passageiros podem admirar os principais pontos turísticos, como a Plaza de Armas e o Palácio de La Moneda, de uma perspectiva única. Os turistas podem ouvir as informações sobre a história e a cultura da cidade, tornando a jornada não apenas visualmente agradável, mas também educativa. O áudio está em três idiomas. O Chile recebe mais de 2,5 milhões de pessoas anualmente, desses 600 mil são brasileiros.
Leia também: