Conheça os vinhos espanhóis produzidos no meio de vulcões
Uma técnica criada por agricultores locais permitiu o plantio da uva num terreno coberto de lava
Adriana Levis Alambert
Há lugares que é preciso visitar pelo menos uma vez na vida e Lanzarote faz parte desta lista. A ilha espanhola, de paisagem misteriosa e nenhuma semelhança com qualquer outro destino do mundo, tem rochas de tons negros e avermelhados, vulcões espalhados por todos os cantos e pouca vegetação. Parece que você está em outro planeta, mas ela é real e fica a 140km da costa da África e a mil quilômetros da Península Ibérica.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Entre 1730 e 1736, Lanzarote sofreu a erupção mais longa registrada no arquipélago das Canárias. As Montanhas de Fogo cobriram de lava a área mais fértil da ilha, deixando um terreno árido. Aldeias foram devastas, famílias perderam tudo. Mas sabe aquela história de transformar limão azedo em limonada.
La Geria
Longe dos campos verdes das vinícolas da Europa, a região de La Geria -- afetada pelo Timanfaya -- surpreende pela viticultura em terras tão inóspitas. Foram os camponeses que, entre erros e acertos, criaram uma forma engenhosa para produzir uvas.
Eles cavaram buracos para acessar o solo superficial e assim poder cultivar nele. As cinzas vulcânicas têm a função de preservar a umidade da terra, além disso, os buracos são em sua maioria cercados por pedras circulares ou em forma de meia-lua e servem de abrigo ao vento constante na região.
El Grifo
Para desvendar os segredos da produção dos vinhos vulcânicos, ver de perto uma paisagem única e se surpreender com os sabores de variedades como a uva Malvasia, você pode visitar uma das vinícolas localizadas em La Geria. Fundada em 1775, a bodega El Grifo é a vinícola com a história mais longa do arquipélago e uma das dez mais antigas da Espanha.
Com 65 hectares, a bodega produz entre 400 e 500 mil garrafas por ano. O tour passa pelas vinhas, adega, o museu que conta parte da história da região e termina com a degustação de alguns rótulos da casa. E que melhor forma há de celebrar uma viagem inesquecível do que com um brinde?
Acompanhe este episódio de Malas Prontas a partir das 10h deste sábado (22.out)