Gaudí: a exposição que encanta a Europa
A mostra que está em Barcelona seguirá em março para Paris

SBT News
O gênio do modernismo catalão era inquieto e deixou marcas da sua arte em grandes construções e pequenos objetos. Antônio Gaudí foi um mestre da arquitetura que transformou ferro e concreto em obras de arte expostas a céu aberto nas ruas da sua terra natal.
Quem anda por Barcelona tem as obras de Gaudí como referências em prédios residenciais, comerciais, parques, Jardins e grandes monumentos. O seu talento aparece de diferentes maneiras, mas sempre é facilmente identificado.
Os prédios de contornos inconfundíveis são a assinatura mais conhecida de uma obra repleta de nuances e que se revela na exposição que em março sai de Barcelona para um endereço nobre da arte mundial: o museu D?Orsay, em Paris.
A Adriana Levis, do Holla Espanha, produziu uma reportagem exclusiva para o SBT News sobre a exposição que revela detalhes da vida e da obra do artista que ficou famoso pelos seus projetos realizados e até pelos incompletos. A Sagrada Família, uma igreja em estilo gótico projetada por Gaudí é com certeza o monumento inacabado mais visitado do mundo. Mas de longe se parece com um esqueleto. Mesmo incompleta a sagrada família mostra a sua personalidade e sua beleza encanta quem visita a obra.
O incrível é que nesse lugar em que toda a genialidade de Gaudí é exposta é também aquele que traz um desfecho trágico para a história do artista. Gaudí morreu atropelado por um bonde quando atravessava a rua em frente à igreja.
Entre as curiosidades da exposição estão peças de mobiliário com formato ergonômico para ajustar a curvatura do corpo ao assento. A mostra reúne ainda esculturas de diferentes tamanhos e materiais e croquis com desenhos das suas obras.
A importância de Gaudí para a arte pode ser medida não só pelo interesse turístico por suas obras como pelo legado que deixou para gerações de arquitetos e urbanistas. Não, por acaso, Barcelona é hoje a meca da arquitetura mundial.
Todo esse tesouro cultural você confere no vídeo abaixo: