Ouça como fica voz humana copiada por inteligência artificial
OpenAI apresenta Voice Engine, ferramenta de IA que "clona" e reproduz vozes
A OpenAI, criadora do ChatGPT, anunciou em seu blog o Voice Engine, seu modelo de geração de áudio com tecnologia de inteligência artificial (IA) que copia e reproduz vozes humanas.
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Desenvolvida no final de 2022, a ferramenta recria a voz de uma pessoa específica e pode fazer esta recriação ler mensagens escritas pelo usuário.
Basta uma gravação de 15 segundos da voz humana original para a IA fazer a reprodução. Ouça abaixo:
Excuse me can I get your attention? Thank you for your help. Can we watch a movie tonight? Could you please help me find my glasses? Thank you for your understanding, it means a lot to me. (Com licença, posso chamar sua atenção? Obrigado pela ajuda. Podemos assistir a um filme esta noite? Você poderia me ajudar a encontrar meus óculos? Obrigado pela sua compreensão, isso significa muito para mim.)
A que horas precisamos sair amanhã? Seria possível diminuir um pouco a música? Com licença, você pode me dar atenção? Vamos assistir um filme hoje à noite? Você poderia me ajudar a achar meus óculos? Obrigado por entender. Isso significa muito para mim.
Teste com 'parceiros confiáveis'
Segundo a empresa de IA, a ferramenta já está em teste com um pequeno grupo de "parceiros confiáveis".
Pois, para ela é o momento de "pré-visualizar, mas não divulgar amplamente esta tecnologia neste momento".
No anúncio feito pela OpenAI, na última sexta-feira (29), a companhia trouxe ideias sobre como aplicar a nova tecnologia, trazendo a discussão sobre o uso responsável de "vozes sintéticas", ou seja, criadas ou recriadas por meio de tecnologias.
Além disso, foi identificado também formas de aplicação "para o bem", como fornecer assistência de leitura a pessoas que não sabem ler, traduzir conteúdos, ajudar pacientes a recuperar a voz e outros fins terapêuticos.
Riscos e resiliência
A empresa também propõe que com a nova tecnologia, outras tecnologias terão que ter seu uso eliminado, como o fim das autenticações por voz para o acesso às contas bancárias, além da criação de políticas para proteção da voz dos indivíduos, assim como, desenvolver técnicas de identificação de conteúdo criado por IA.
Ao mesmo tempo, ainda não há uma clareza por parte da empresa sobre usos definitivos do Voice Engine, mas espera que a a sociedade seja mais resiliente diante dos desafios impostos pela inteligência artificial.
“De acordo com as conversas e os resultados de pequenos testes, vamos tomar uma decisão mais informada sobre como ou se usaremos essa tecnologia”
No entanto, a empresa no momento não vai disponibilizar a tecnologia ao público, ao mesmo tempo que reconhece o perigo do uso da tecnologia, principalmente em um momento de ano eleitoral, em que boa parte do planeta realizará eleições de seus representantes.