Tecnologia

TikTok retorna para lojas de aplicativos de celular nos Estados Unidos

Embora o presidente Donald Trump tenha assinado um decreto que estende a proibição do aplicativo até 5 de abril, a rede social voltou às lojas de apps

Imagem da noticia TikTok retorna para lojas de aplicativos de celular nos Estados Unidos
A rede social TikTok voltou às lojas de apps dos EUA | Divulgação/Unsplash
• Atualizado em

O TikTok retornou às lojas de aplicativos de celular do Google e da Apple dos Estados Unidos nessa quinta-feira (13), mesmo após o presidente Donald Trump assinar um decreto que estende o banimento do app da rede social até o dia 5 de abril.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

O aplicativo havia sido removido em 18 de janeiro, após a aprovação de uma lei que exigia que a ByteDance, empresa responsável pelo TikTok, descontinuasse o serviço sob a ameaça de ser banida do país. O presidente Trump alega que a empresa chinesa tem acesso aos dados de cerca de 170 milhões de americanos que utilizam a plataforma, o que, segundo ele, representa um risco à segurança nacional.

No primeiro dia do segundo mandato, Trump assinou uma ordem executiva mantendo a proibição do TikTok nos Estados Unidos, mas sem penalizar as empresas responsáveis pela distribuição e manutenção do aplicativo.

Por sua vez, o TikTok negou as acusações e argumentou que proibição nos Estados Unidos violaria direitos garantidos pela Primeira Emenda da Constituição, que protege a liberdade de expressão de usuários.

Vale ressaltar que, durante primeiro mandato, Trump sugeriu que o TikTok fosse uma propriedade compartilhada, com metade sendo controlada por investidores americanos.

Entre os potenciais compradores estavam o magnata imobiliário Frank McCourt, o investidor do Shark Tank Kevin O'Leary e o youtuber Jimmy Donaldson, mais conhecido como MrBeast.

*Com informações da Associated Press

Últimas Notícias