Senai oferece 90 mil vagas gratuitas de capacitação em Tecnologia da Informação
Em São Paulo, iniciativa já capacitou mais de 150 mil alunos que estão aptos a entrar no mercado de trabalho
Cido Coelho
O Serviço Nacional da Indústria de São Paulo (Senai) anunciou a abertura de 90 mil vagas para capacitação gratuita em Tecnologia da Informação (TI).
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
O propósito é ampliar a força de trabalho no Brasil na área de TI em parceria com empresas como Google, Microsoft, Amazon, Oracle e Cisco. A iniciativa abriu mais de 25 mil vagas de capacitação e até o fim de 2024 mais 65 mil vagas estarão disponíveis.
São oferecidos, nas 84 escolas do Senai paulista, 76 cursos como Desenvolvimento de Sistemas e Rede de Computadores, além de aperfeiçoamentos para as certificações de Desenvolvimento, Nuvem, Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Segurança Cibernética e Redes.
Desde 2021, a iniciativa já beneficiou mais de 150 mil alunos que estão aptos a entrar no mercado de trabalho.
Em 2022, 37 mil matrículas foram realizadas; em 2023, 95 mil alunos entraram nas escolas do Senai e, para 2025, a meta é ter mais de 85 mil alunos habilitados a atuar em tecnologias da informação no Brasil.
Requisitos para a matrícula
- Basta ter no mínimo 16 anos, ter concluído o ensino fundamental e ter alguns conhecimentos específicos que variam conforme o curso escolhido.
- Já para os cursos em Desenvolvimento de Sistemas e Rede de Computadores, será necessário aguardar a abertura do processo seletivo para cursos técnicos, o que deve ocorrer na segunda quinzena deste mês.
O site do Senai-SP e as unidades escolares também estão disponíveis para os interessados obterem mais informações.