Senai e Google vão ajudar estudantes a encontrar emprego
Central de carreiras usará IA do Google Cloud para mapear pontos fortes e fracos dos currículos dos candidatos para oferecer formação e vagas de trabalho
O Google Cloud, que fornece serviços de computação e armazenamento na nuvem, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) fecharam uma parceria para oferecer uma plataforma para melhorar a taxa de empregabilidade dos jovens brasileiros, bem como a qualidade técnica dos trabalhadores da indústria. O anúncio aconteceu durante o evento Google for Brazil, na terça-feira (11).
A Central de Carreiras e Empregabilidade vai usar a inteligência artificial generativa do Google Cloud para mapear os pontos fortes e fracos dos estudantes, além de conectá-los a vagas de trabalho compatíveis com suas habilidades e aspirações de carreira.
A plataforma é parte de um convênio de 5 anos entre o Senai, SESI e Google, que vão ajudar os estudantes brasileiros ou estrangeiros com mais de 14 anos a alcançar cerca de 1,2 mil ocupações disponíveis.
Como funciona?
Para se cadastrar, basta fazer o upload do currículo, colocar as informações de seu perfil profissional, como o LinkedIn, ou enviar um áudio com a descrição falada de suas experiências ao longo da vida.
Após o preenchimento dos dados, a IA generativa do Google Cloud realiza uma avaliação para entender as habilidades deste candidato nos critérios de leitura, interpretação de texto, lógica, aspirações profissionais e outras habilidades exigidas pelo setor da indústria.
“A Central de Carreiras e Empregabilidade vai possibilitar aos estudantes de todo o país identificar lacunas de competências para a carreira que desejam seguir e para as quais há oportunidades de trabalho. O objetivo é preparar o jovem para o mercado de trabalho e oferecer à indústria profissionais mais qualificados. É um projeto precursor, que utiliza inteligência artificial para gerar um impacto positivo na economia e na sociedade”, defende o diretor-geral do SENAI, Gustavo Leal.
A ferramenta cria uma nota e um conjunto de competências que possibilitam uma recomendação inicial do próximo passo quanto à formação do estudante voltada para as vagas disponíveis no mercado de trabalho.
Com este recurso será possível levar em consideração informações sobre as capacidades para conseguir uma vaga de trabalho e como o Senai pode melhorar os currículos dos cursos oferecidos aos estudantes.