Robô humanoide dá salto mortal para trás; assista
Máquina H1 criada pela Unitree tem 1,8 metro de altura e pesa 47 kg, sendo treinada para demonstrar a habilidade com sucesso

Cido Coelho
Uma empresa de tecnologia chinesa conseguiu fazer um robô humanoide dar um salto mortal para trás em pé, sem apoio de sistema hidráulico.
Chamado de H1, o robô bípede foi criado pela empresa Unitree e é considerado o robô do tipo mais rápido do mundo.
Ele tem um jeito todo esquisitão, mas ele anda com as duas pernas, pesa 47 kg e tem 1,8 metro de altura. O H1 também consegue carregar mais de 30 kg.
O H1 funciona a partir de um conjunto de motores elétricos, cada um com até 36,7 quilograma-força metro de torque e usa uma bateria de 864 Wh que pode ser substituível.
O robô tem perna com três pontos de movimentação, sendo no quadril, joelho e tornozelo. Toda a fiação e cabos da máquina estão por dentro do corpo.
A empresa usou uma simulação de aprendizado por reforço para treinar o robô. O salto foi um marco importante para a Unitree, assim como os robôs dançantes e assustadores da Boston Dynamics.
No entanto, o diferencial é que os robôs da Boston Dynamics usam sistemas hidráulicos para poder lançar o robô ao ar para fazer um salto. O robô chinês não.
O H1 também mostrou eficiência e agilidade, fez caminhada de 3,3 metros por segundo, sendo a mais rápida feita por uma tecnologia do tipo, além de conseguir subir e descer as escadas. E, claro, também salta em pé.
O robô tem previsão de preço de US$ 90 mil, ou cerca de R$ 450 mil. Mas, se te interessou, é bom ter paciência, pois a previsão de lançamento do robô ao mercado é de 10 anos, segundo uma consultoria especializada.









