EUA lançam ataque aéreo contra alvos do Estado Islâmico na Síria
Ofensiva atingiu mais de 70 alvos no centro do país e foi ordenada após ataque que matou militares americanos



SBT News
com informações da Reuters
As Forças Armadas dos Estados Unidos lançaram ataques de grande escala contra dezenas de alvos do Estado Islâmico na Síria na sexta-feira (19). A ofensiva foi uma retaliação a um ataque contra militares americanos, segundo autoridades dos EUA.
Em vídeo divulgado pelo Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM), os militares informaram que os ataques atingiram mais de 70 alvos no centro da Síria. Caças da Jordânia deram apoio à operação.
Em comício na Carolina do Norte, Donald Trump confirmou o ataque, afirmando que havia ordenado um “ataque massivo”. A decisão ocorreu após um suposto ataque do grupo que matou três militares americanos na região.
Trump havia prometido retaliar após o incidente. Nas redes sociais, o presidente declarou que o governo sírio apoiou totalmente os ataques.
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, afirmou que a ofensiva teve como alvo “combatentes do ISIS, infraestrutura e locais de armas”. Segundo ele, a operação recebeu o nome de “Operação Hawkeye Strike”.
Em comunicado, a Síria reiterou seu compromisso firme de combater o Estado Islâmico e garantir que o grupo não tenha “nenhum refúgio seguro em território sírio”, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.
No último sábado (13), dois soldados do Exército dos Estados Unidos e um intérprete civil foram mortos na cidade síria de Palmira, no centro do país. Segundo os militares americanos, um agressor atacou um comboio de forças americanas e sírias antes de ser morto a tiros. Outros três soldados dos EUA ficaram feridos no ataque.









