OpenAI suspende criador de bot de candidato a presidente dos Estados Unidos
Empresa não vai permitir uso de suas ferramentas de inteligência artificial nas eleições norte-americanas
Cido Coelho
Um desenvolvedor foi suspenso pela empresa de inteligência artificial OpenAI após ele criar um bot baseado no ChatGPT na campanha do deputado Dean Phillips (Democratas/Minnesotta), candidato a presidente nos Estados Unidos.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
Segundo informações do jornal Washington Post, o Dean.Bot foi criado pela startup de IA Delphi, para reforçar a campanha de Phillips na interação com os potenciais eleitores. O bot divulgava a mensagem do candidato para os usuários que interagiam com a ferramenta.
O programa alertava os usuários sobre o uso de IA no serviço e, ao mesmo tempo, isentava a dona do bot, Delphi, de responsabilidade pela criação. O bot não fingia ser o candidato.
+ Todas as notícias sobre a OpenAI
A OpenAI, que não sabia do aplicativo, suspendeu o serviço após ser surpreendida pela reportagem no Washington Post.
A empresa não permitirá "chatbots que se passam por candidatos". A suspensão ocorre após a atualização das suas políticas para desautorizar de uso da IA em campanhas, que foi divulgada em seu blog, na última segunda-feira (15).
+ Nasa consegue contato com o helicóptero Ingenuity, em Marte
A OpenAI avaliou que mesmo a Delphi criar o aplicativo com outras ferramentas de código aberto, que estão integradas a base do ChatGPT, a empresa apontou que o programa era irregular e infringia as regras propostas.
"À medida que nos preparamos para as eleições em 2024 nas maiores democracias do mundo, a nossa abordagem é continuar o nosso trabalho de segurança da plataforma. Queremos ter certeza de que nossos sistemas de IA sejam construídos, implantados e usados com segurança. Como qualquer nova tecnologia, essas ferramentas trazem benefícios e desafios. Eles também não têm precedentes e continuaremos evoluindo nossa abordagem à medida que aprendermos mais sobre como nossas ferramentas são usadas", informa o comunicado da OpenAI.