McDonald´s desiste do uso da inteligência artificial da IBM em seu drive-thru
Rede de restaurantes testava tecnologia que anotava pedidos de comida por meio de voz
A rede de restaurantes fast food, McDonald's, encerrou uma parceria de dois anos com a empresa de tecnologia IBM, que testou uma inteligência artificial que recebe e anota os pedidos dos clientes por voz em 100 restaurantes com quiosques drive-thru nos Estados Unidos.
A tecnologia recebe e registra os pedidos por voz para acelerar o atendimento aos clientes, servindo como um teste para uma futura solução para os consumidores.
“Embora tenha havido sucesso até o momento, sentimos que há uma oportunidade de explorar soluções de pedidos por voz de forma mais ampla”, disse Mason Smoot, diretor de restaurantes do McDonald's dos Estados Unidos, em um comunicado interno obtido pela publicação Restaurant Business.
Segundo o restaurante, o sistema tinha precisão em 85% dos casos.
No entanto, alguns clientes “cobaias” do McDonald's também “penaram” com a IA: os pedidos não eram registrados corretamente, causavam frustração e risadas além de vídeos compartilhados na rede social TikTok.
- A primeira usuária da rede social chinesa pedia um chá doce e o robô de voz registrava 9 chás doces no pedido.
- Em outro caso, uma usuária pedia uma água grande e um copo de sorvete e a IA registrava duas manteigas e quatro pacotes de ketchup.
McDonald's de olho na IA
O interesse do McDonald's em inteligência artificial começou em 2019, quando comprou a empresa IA Apprente, para dar mais velocidade ao recebimento de pedidos.
Além disso, adquiriu a Dynamic Yield, que personaliza cardápios conforme a lógica de decisão, alterando os itens do menu conforme a hora do dia e o clima, e obteve 10% da Plexure, que fornece o aplicativo da cadeia de restaurantes.
A empresa também tem uma equipe interna dedicada a novas tecnologias, chamada McD Labs, e promete contratar mais especialistas, engenheiros, cientistas de dados e especialistas em tecnologia para aprimorar seus restaurantes.
Além do McDonald’s, a IBM vem trabalhando com este sistema de IA no drive-thru das redes de fast food Wendy's e Dunkin'.
O teste da tecnologia de IA será removido das lojas nos Estados Unidos até 26 de julho deste ano.