Publicidade
Tecnologia

Inteligência artificial detecta aromas de uísque melhor do que humanos

Pesquisadores da Alemanha desenvolveram tecnologia que alcançou 90% de precisão ao identificar origem e notas aromáticas da bebida

Imagem da noticia Inteligência artificial detecta aromas de uísque melhor do que humanos
Algoritmos criados na Alemanha consegue identificar uísques com 90% de precisão | Pexels
Publicidade

Pesquisadores do Instituto Fraunhofer de Engenharia de Processos e Embalagem da Alemanha anunciou que desenvolveu algoritmos baseados em inteligência artificial (IA) que conseguem prever aromas e notas que exalam do uísque e apontar se ele é produzido nos Estados Unidos ou na Escócia.

+ Últimas notícias de Tecnologia

Segundo o estudo publicado na quinta-feira (19) na Communications Chemistry, os algoritmos foram treinados pelos pesquisadores fornecendo uma lista de moléculas detectadas por cromatografia gasosa e espectometria de massas em 16 amostras de uísque famosos como Jack Daniel's, Four Roses, Red Label, Marker's, Mark, Talisker e outros.

Além disso, os pesquisadores forneceram detalhes de seus aromas para cada amostra por um painel formado por 11 especialistas.

Em posse destas informações, os pesquisadores treinaram algoritmos de IA para prever as cinco principais notas aromáticas e a origem geográfica das bebidas.

Uísque dos EUA é mais caramelizado, o escocês é mais defumado

IA consegue entender complexidades do sabor de um uísque melhor que um especialista humano | Unsplash
IA consegue entender complexidades do sabor de um uísque melhor que um especialista humano | Unsplash

Os algoritmos entregaram que para a produção do uísque dos Estados Unidos, são associados os compostos como mentol e citronelol. Já nos destilados da Escócia foram detectados decanoato de metila e ácido heptanoico. Os uísques norte-americanos possuem notas mais caramelizadas, enquanto as notas de "maçã", "diluentes" e "fenólicas" (um aroma defumado ou medicinal) estão presentes nas bebidas escocesas.

+ Todas as notícias sobre Inteligência Artificial

Algoritmos conseguem apontar se a bebida é falsificada ou adulterada | Pexels
Algoritmos conseguem apontar se a bebida é falsificada ou adulterada | Pexels

Segundo um dos pesquisadores do estudo, Andreas Grasskamp, os algoritmos desenvolvidos se alinharam melhor com os resultados do painel do que cada especialista, fornecendo uma estimativa melhor da percepção geral do cheiro.

+ Faça um criativo cartão de Natal e Ano Novo usando inteligência artificial

Essa técnica de aprendizado de máquina pode ser usada para detectar uísque falso ou adulterado e se as propriedades estão adequadas ao modo de fabricação. Com isso, aumentando a qualidade do produto e reduzindo os custos.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade