Homem tenta enganar juíza com falso advogado criado por inteligência artificial
Audiência foi interrompida após magistrada perceber que os argumentos eram apresentados por um avatar digital
SBT News
Um homem tentou enganar uma juíza ao apresentar um advogado falso criado por Inteligência Artificial (IA) durante uma audiência trabalhista. O caso aconteceu no dia 26 de março, no Tribunal de Apelações de Nova York, nos Estados Unidos.
Na videoconferência, o suposto advogado aparecia sorridente, com aparência jovem, penteado impecável, vestindo camisa social e suéter. O homem, que movia uma ação trabalhista, usou um vídeo gerado por IA para defender seus argumentos.
"Que o tribunal me permita falar. Venho aqui humildemente para apresentar meu argumento diante de um painel de cinco juízes", começou a falar o avatar, que foi interrompido pela juíza. "Ok, espere um pouco. Esse é o advogado do caso?", questionou a magistrada.
Ao perceber que se tratava de uma imagem criada por IA, a juíza interrompeu a audiência. Visivelmente incomodada, a magistrada declarou que “não gostava de ser enganada”.
+ Trend Ghibli: diversão nas redes sociais pode comprometer informações pessoais; entenda
Posteriormente, o autor da ação enviou uma carta de desculpas ao tribunal, dizendo que não tinha intenções de “causar problemas”. No texto, justificou que não tinha um advogado para representá-lo e que, por isso, optou por apresentar seus argumentos por conta própria. Ele afirmou acreditar que a versão digital poderia se expressar de forma mais clara do que ele pessoalmente