Trend Ghibli: diversão nas redes sociais pode comprometer informações pessoais; entenda
Função do ChatGPT virou febre nas redes, mas especialistas alertam para risco de expor informações pessoais e de manipulação de imagem pessoal

SBT News
A nova funcionalidade do ChatGPT, que permite a criação de imagens inspiradas no estilo do Studio Ghibli — criado por Hayao Miyazaki e famoso por produzir animações com traços desenhados à mão — tornou-se um grande sucesso nas redes sociais, atraindo mais de 1 milhão de usuários em apenas uma hora, segundo Sam Altman, CEO da OpenAI. No entanto, especialistas alertam que o uso dessa ferramenta pode expor informações pessoais, gerando riscos como roubo de identidade e manipulação de imagens.
+ 5 dicas para preservar a bateria do celular e melhorar o desempenho
Para o professor Everaldo Pereira, coordenador do curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia, ao compartilhar uma imagem real, a plataforma pode criar “imagens realistas de pessoas realizando atividades que nunca fizeram, o que pode ser perigoso”, alerta.
Segundo ele, há casos sendo estudados em outras plataformas de imagens de crianças sendo usadas para treinar inteligências artificiais sem consentimento.
Além disso, Rodrigo Cardoso, professor de Ciências da Computação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, explica que esse tipo de recurso pode colher informações pessoais dos usuários.
“A plataforma pode coletar dados sobre metadados de localização, tipo de aparelho telefônico, idade e até as emoções do usuário”, detalha. “Essas imagens podem ser armazenadas por terceiros, vazadas ou até manipuladas para fins enganosos e criminosos”, afirma.
+ Brasil tem mais celulares que habitantes e mercado atrai novas marcas
A inteligência artificial precisa de informações para gerar respostas. Quanto mais dados a plataforma tiver, maior será a assertividade nas respostas. Por isso, para criar uma imagem do personagem, o usuário precisa compartilhar uma imagem original de si mesmo.
O SBT News questionou a OpenAI para entender como funciona o armazenamento das informações pessoais, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem.
Vale ressaltar que, apesar dos riscos, não há registros de casos em que usuários tiveram algum tipo de problema com a trend do Studio Ghibli.
+ Signal: conheça o aplicativo de mensagens que expôs falha de segurança dos EUA
Como participar da trend de imagens no ChatGPT
- Acesse o ChatGPT: Faça login na sua conta da OpenAI e certifique-se de que tem acesso ao gerador de imagens.
- Descreva a cena: Insira um prompt detalhado especificando elementos visuais e o estilo desejado.
- Refine a imagem: Caso o resultado não seja o esperado, ajuste a descrição e gere uma nova versão.