Publicidade
Tecnologia

Google apresenta Veo, IA que gera vídeos realistas; Workspace terá painel de IA em português

Liberado para quem usa o serviço de nuvem Google Cloud, serviço promete imagens cinematográficas; Gmail, Docs, Drive recebe novas integrações do Gemini

Imagem da noticia Google apresenta Veo, IA que gera vídeos realistas; Workspace terá painel de IA em português
Viu promete a criação de vídeos cada vez mais realistas | Reprodução/Google
Publicidade

O Google anunciou esta semana mais novidades sobre o Veo, seu modelo de inteligência artificial que consegue gerar vídeos curtos a partir de imagens e comandos de texto.

+ Todas as notícias sobre Inteligência Artificial

Esta ferramenta é uma resposta aos modelos de geração de vídeo da o do momento, -- como o Sora da OpenAI, Movie Gen, da Meta, ou Kling AI, da chinesa Kwai -- e estará disponível para os usuários do Vertex AI, a plataforma de desenvolvimento de IA na nuvem do Google Cloud.

Veo é o novo modelo de IA generativa de vídeo que está disponível no Google Cloud | Reprodução/Google
Veo é o novo modelo de IA generativa de vídeo que está disponível no Google Cloud | Reprodução/Google

O Veo já foi apresentado em maio, e esta IA pode gerar clipes de até 1080p de animais, objetos e pessoas com até seis segundos de duração, com velocidade de 24 ou 30 quadros por segundo, na proporção paisagem (16:9) e retrato (9:16).

Segundo o Google, o Veo captura diferentes estilos visuais e cinematográficos, incluso fotos de paisagens e timelapse (vídeo acelerado). A feramenta também pode fazer edições em vídeos já criados.

+ Kling AI supera Sora e gera vídeos de 2 minutos com melhor qualidade

O Veo pode entender comandos de textos, prompts, e tem noções de física, como dinâmica de fluídos, fazendo com que a ferramenta consiga reproduzir imagens de líquidos e ambientes com profundidade.

Um elefante de crochê caminhando pela savana é um video gerado pela IA Viu | Reprodução/Google
Um elefante de crochê caminhando pela savana é um video gerado pela IA Viu | Reprodução/Google

Segundo Warren Barkley, diretor sênior de gerenciamento de produtos no Google Cloud, o Veo foi treinado a partir de muitos vídeos e filmagens.

+ Desafiando Sora da OpenAI, Meta anuncia Movie Gen, o "cineasta de IA"

A empresa não fala sobre sua base de dados e de conhecimento para treinar sua IA, mas Barkley ressalta que o modelo "pode" ser treinado usando "algum "conteúdo do YouTube.

“O Veo foi treinado em uma variedade de conjuntos de dados de descrição de vídeo de alta qualidade fortemente selecionados para segurança e proteção”

O Google já vem incorporando o Veo em diversos aplicativos e serviços, como o Google Labs, programa de acesso de testadores, e integrou ao YouTube Shorts, dando aos criadores a possiblidad de criar fundos e videos de até seis segundos.

+ OpenAI avalia uso de nudez em vídeos gerados pelo Sora

Esquema mostra como que a IA de video do Google gera uma imagem em  alta qualidade | Reprodução/Google
Esquema mostra como que a IA de video do Google gera uma imagem em alta qualidade | Reprodução/Google

A big tech afirma que a IA pode ser uma solução para empresas criarem vídeos realistas com movimentos de pessoas, animais e objetos, sendo uma forma eficiente de reduzir custos e criar conteúdo em vídeo de forma rápida.

+ Adobe libera IA que gera e edita vídeos a partir de imagens e texto

A big tech também reforça que usa tecnologia de marca d´água SynthID, marcadores invisiveis de vídeo gerados pela IA, para cobir a disseminação de deepfakes.

Confira abaixo a demonstração do Veo:

Gmail, Docs, Drive e Sheets recebem novas integrações do Gemini

IA Gemini está cada vez mais presentes nos serviços da empresa de tecnologia | Cido Coelho/SBT News
IA Gemini está cada vez mais presentes nos serviços da empresa de tecnologia | Cido Coelho/SBT News

O painel lateral do conjunto de ferramentas de produtividade Google Workspace agora "fala" em português. Integrado a inteligência artificial Gemini nos aplicativos Gmail, Docs, Drive e Sheets, ele torna se um poderoso aliado para as tarefas do dia a dia.

+ Google Cloud Summit Brasil destaca inovação das empresas com IA generativa

Anunciado para o mercado brasileiro em outubro, durante o Google Cloud Summit, o painel também terão os idiomas espanhol, alemão, italiano, japonês, coreano e francês disponíveis.

A função está disponível para clientes Gemini Enterprise e Business, bem como assinantes do Google One AI Premium.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade