Google Cloud Summit Brasil destaca inovação das empresas com IA generativa
Evento da big tech tem novidades no Workspace e revela interesse das companhias em aplicações de IA para melhorar a produtividade
Na quarta-feira (2), o Google realizou, em São Paulo, o Google Cloud Summit Brasil, um evento que a gigante da tecnologia anunciou novidades, reuniu especialistas do mercado e empresas para discutir boas práticas na adoção da tecnologia em nuvem e o uso de inteligência artificial (IA) para otimizar processos.
+ Todas as notícias sobre Google
Durante o encontro, foram apresentados casos de sucesso de aplicação da inteligência artificial generativa em combinação com servidores em nuvem.
As soluções abordaram desde a melhoria do atendimento ao cliente por meio de chatbots até o uso da IA para aumentar a produtividade de funcionários em grandes corporações.
Além disso, novas funcionalidades da ferramenta de produtividade corporativa Google Workspace foram reveladas.
Agora, disponível em português, a plataforma utilizará a tecnologia de IA Gemini, como o Gemini 1.5 Pro, que será integrado ao Gmail e permitirá acessar e resumir arquivos no Drive, Docs e Planilhas – a "família Office do Google".
+ Confira as últimas novidades sobre Inteligência Artificial
Empresas consideram uso da IA generativa
Uma pesquisa divulgada pelo Google durante o evento revelou que 7 em cada 10 gestores de Tecnologia da Informação (72%) consideram a IA generativa uma prioridade na agenda de 2024.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
O estudo também apontou que 61% dos executivos de TI estão em busca de treinamentos em IA generativa para suas equipes, enquanto 93% avaliam o uso da inteligência artificial autônoma para gestão de segurança.
A pesquisa destacou ainda que o armazenamento em nuvem se tornou um facilitador da inovação e evolução dos negócios, com 64% das empresas utilizando dois ou mais provedores de serviços tecnológicos.
Agentes de IA personalizados
Outro ponto alto do evento foi a apresentação dos Employee Agents, uma solução que utiliza a IA Gemini para permitir que os próprios funcionários criem agentes personalizados.
+ Todas as notícias sobre Google Gemini
Através das Gems, os agentes de IA, o usuário pode automatizar tarefas. Por exemplo, é possível programar a IA para verificar e resumir automaticamente os e-mails todas as manhãs ou compilar uma planilha de dados para gerar relatórios.
Nuvem de governo
Um dos destaques do Google Cloud Summit foi o anúncio da conclusão do projeto Nuvem de Governo, uma iniciativa estratégica do governo federal que visa proteger dados sensíveis e garantir a segurança das informações dos cidadãos brasileiros.
+ Inteligência Artificial: entenda o plano do governo para desenvolver a tecnologia no Brasil
O projeto faz parte de uma ampla demanda que envolve a Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD), a Infraestrutura Nacional de Dados (IND) e a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA).
Esse esforço, que busca agilizar o trabalho dos servidores públicos e melhorar os serviços oferecidos à população, é liderado pela Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), em parceria com o Google Cloud e outros grandes fornecedores de tecnologia.
O projeto, em desenvolvimento há mais de 10 anos, terá seu anúncio oficial nos próximos dias, conforme declarado pela diretora do Serpro.