Kling AI supera Sora e gera vídeos de 2 minutos com melhor qualidade
Modelo de IA chinês da Kuaishou, do Kwai, promete ser grande concorrente da inteligência artificial generativa da OpenAI
Um dos grandes desafios do desenvolvimento da tecnologia de inteligência artificial (IA) é criar vídeos estáveis, realistas e com qualidade. A Sora, da OpenAI, impressionou com a qualidade dos vídeos gerados por meio de sua IA. Agora, a chinesa Kuaishou, desenvolvedora do Kwai, concorrente do TikTok, disponibilizou o Kling, que tem uma vantagem em relação ao seu concorrente: consegue gerar vídeos de qualidade de até dois minutos. A Sora consegue gerar vídeos de apenas um minuto.
Rapidamente, o Kling AI viralizou nas redes sociais, que mostram o poder de imagem que a ferramenta tem, e muitas comparações com o similar da OpenAI foram feitas.
A tecnologia usada no sistema da Kuaishou é semelhante à da Sora. A IA usa um modelo de machine learning de difusão, que, em termos gerais, ocorre quando o computador aprende e gera imagens a partir das informações de fotos e vídeos que tem disponíveis em seus bancos de dados, e assim, consegue produzir vídeos em alta definição com uma duração de dois minutos.
A China se movimenta para criar modelos de inteligência artificial (IA) à altura de seus concorrentes ocidentais, como o ChatGPT e a Sora da OpenAI, o Gemini do Google e o Copilot da Microsoft.
Na quinta-feira passada (6), a empresa chinesa lançou um vídeo que mostra o funcionamento do Kling AI, e as imagens geradas mostram que a inteligência artificial consegue criar vídeos com qualidade superior à ferramenta da OpenAI.
A Kling também consegue realizar reconstrução facial e física em 3D, produzindo imagens mais realistas.
Essa tecnologia criada pela Kuaishou chama-se 3D VAE (Em português, autodecodificador variacional em 3D), que cria expressões e movimentos detalhados a partir da imagem de corpo inteiro, além de gerar cenas e movimentos completos respeitando as leis da física.
As imagens feitas em IA mostram um coelho tomando um café e lendo jornal, um panda tocando um violão, um espelho de um carro em movimento durante um pôr do sol e uma arara azul.
Confira abaixo alguns vídeos gerados pela inteligência artificial chinesa:
A ferramenta estará disponível no aplicativo KwaiCut na China e não informou quando disponibilizará a IA para outros países.