Estudante é preso por usar inteligência artificial para colar em prova
Rapaz usou um dispositivo caseiro para ajudá-lo a trapacear nas respostas das questões do exame
Um estudante foi preso após ser descoberto com um dispositivo feito em casa, conectado a um programa de inteligência artificial que o ajudava a responder às perguntas do principal exame de admissão às universidades da Turquia.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
Segundo a agência de notícias Reuters, seu comportamento durante a realização da prova, que aconteceu no começo deste mês, na província de Isparta, na Turquia, provocou a desconfiança dos aplicadores do exame, sendo pego em flagrante e preso. O estudante espera pelo julgamento na cadeia.
Um cumplice também foi preso por ajudá-lo na cola. A polícia turca mostrou como que o estudante usava a tecnologia rudmentar para fazer a fraude.
Ele tinha uma pequena câmera escondida em um botão da camisa, que escaneava a pergunta e estava conectada a um software de inteligência artificial, alimentado por um roteador, que estava escondido na sola do tênis.
+ Todas as notícias sobre inteligência artificial
O caso chamou a atenção porque este seria o primeiro caso de fraude com IA que envolve prisão no mundo. Ainda não há informações sobre as possíveis sanções ou punições que o estudante terá após a descoberta de sua 'engenhoca' inteligente.
No vídeo é possível ver a boa qualidade da câmera do botão, permitindo a IA ver as perguntas da prova, entregando a resposta por um fone de ouvido.