Engenheiro é condenado a 6 meses de prisão e multa por roubar tecnologia de carro autônomo da Apple
Ex-funcionário que se declarou culpado pelo crime estava prestes a embarcar em um voo para a China
O engenheiro chinês Xiaolang Zhang foi condenado a 120 dias de prisão, 3 anos de liberdade supervisionada e multa por roubar segredos comerciais sobre o desenvolvimento de um veículo autônomo da Apple. O ex-funcionário da maçã também vai pagar multa de US$ 146.984 (R$ 728 mil) para a empresa que trabalhava.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
Os promotores federais do estado da Califórnia pediram ao juiz aumento da prisão para um ano. Ele está preso em San Jose desde 2018 aguardando a sentença final.
O crime
Em 2018, Zhang trabalhava na Apple como engenheiro de hardware no projeto de carros autônomos da empresa batizado de Projeto Titan.
Ele trabalhou em vários produtos da companhia, como projeto e teste de placas de circuito que podem analisar dados de sensores.
Zhang transferiu um documento de 25 páginas com esquemas de engenharia de uma placa de circuito do veículo autônomo da Apple para o notebook de sua esposa via AirDrop.
Ele também guardou uma cópia dos manuais técnicos que descreviam o protótipo e também roubou placas de circuito e um servidor Linux de um dos laboratórios de desenvolvimento da empresa.
A demissão
Ele pediu licença-paternidade da empresa e viajou para China. Depois, Zhang pediu demissão e anunciou que trabalharia na empresa XPeng Motors, que também trabalha com tecnologia de direção autônoma.
Esse comportamento gerou desconfiança da Apple e desencadeou uma investigação e foi descoberto que o engenheiro chinês foi pego roubando o hardware e fazendo transferência dos arquivos para o computador de sua esposa.
A empresa investigou os dispositivos que ele utilizava, bem como seus acessos. Ele foi preso pelo FBI momentos antes do embarque para Beijing.
Apple Car
O veículo autônomo da Apple ronda o imaginário do Vale do Silício há mais de 10 anos. Muito se fala deste carro, mas até agora a empresa não apresentou nada ou indicou sinais de como o carro pode ser.
Segundo o site de notícias financeiras Bloomberg, o projeto do "Apple Car" será de um carro elétrico semi-autônomo ao invés de um carro totalmente autônomo.
Na escala, o carro foi rebaixado do nível 5 (automação total), depois para um sistema nível 4 (automação total em algumas ocasiões).
Agora, desceu para um sistema nível 2, com automação parcial, ou seja, com limitações na direção autônoma e uso de tecnologia de centralização na faixa e apoio na frenagem e aceleração -- que demanda total atenção do motorista.
A empresa teria conversado com possíveis parceiros de fabricação na Europa e ainda acredita que se o carro não chegar ao nível 4, poderá lançar no mercado um o carro deve ser semelhante ao Tesla. O carro está previsto para 2028.