Downloads do Telegram no iOS aumentam após prisão de Durov
Executivo do aplicativo rival do WhatsApp foi preso na França de forma preventiva por possíveis crimes na plataforma de mensagens
Cido Coelho
A detenção do fundador do Telegram, Pavel Durov, em Paris gerou um efeito positivo no aplicativo, que teve um aumento expressivo de downloads na loja de aplicativos Apple App Store, tanto na França quanto em outros mercados.
+ Todas as notícias sobre Telegram
Durov, que é russo e tem cidadania francesa, foi preso no sábado (24) no aeroporto Le Bourget, em Paris, sob acusações de possíveis crimes na sua plataforma de mensagens Telegram, como cyberbullying, tráfico de drogas, além da falta de moderação de conteúdo e cooperação da empresa com as autoridades.
No entanto, Durov foi liberado na última quarta-feira (28) e encaminhado ao tribunal para a primeira audiência sobre as acusações.
+ Fundador e CEO do Telegram é preso ao chegar na França
Segundo a plataforma Appfigures, que mede o número de downloads, o Telegram alcançou o 2º lugar na lista de aplicativos de redes sociais mais baixados na App Store dos Estados Unidos na segunda-feira (27).
Na lista geral dos EUA, o aplicativo, que estava na 18ª colocação, saltou para a 8ª posição – a maior desde janeiro de 2023.
Na França, Durov foi preso após pousar com seu jatinho particular. Após o evento, o mensageiro ocupou o primeiro lugar na categoria de aplicativos de redes sociais na loja da Apple francesa.
+ Dono do Telegram é solto de custódia policial e levado à Justiça na França
A plataforma SensorTower relatou que o Telegram obteve um crescimento de 4% no número diário de downloads em todo o mundo desde domingo.
O aplicativo tem mais de 950 milhões de usuários em todo o mundo.