Chevrolet retoma produção de fábrica no Rio Grande do Sul
Unidade de Gravataí (RS) ficou paralisada por quase duas semanas e retoma a operação em um turno
Cido Coelho
A Chevrolet retomou as operações na fábrica de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A unidade estava paralisada há quase duas semanas devido às chuvas históricas que afetaram o estado gaúcho.
Entre 2 e 6 de maio a fábrica, que produz os modelos Onix e Onix Plus, dois dos veículos mais vendidos da montadora, já estava paralisada devido às férias coletivas programadas pela GM.
No entanto, com as chuvas e os alagamentos, a unidade fabril não pôde retornar às atividades. A cidade de Gravataí chegou a ter 1,7 mil pessoas desalojadas e, segundo a prefeitura, o rio Gravataí superou os 6 metros.
Os funcionários foram colocados em layoff entre 8 e 10 de maio e devido à gravidade da situação no estado a produção seguiu suspensa.
A fábrica de Gravataí vai retomar os trabalhos com cerca de mil trabalhadores em turno único, com expectativa de volta do segundo turno de trabalho nas próximas semanas.
A GM tem fábricas em São Caetano do Sul (SP), onde produz o Montana, Spin e Tracker; São José dos Campos (SP), montando a S10 e a Trailblazer; em Joinville (SC), onde são fabricados os motores e, em Mogi das Cruzes (SP), que é responsável pela estamparia.