Sete rios estão acima da taxa de inundação no Rio Grande do Sul
Dois deles continuam em alta: Sinos e Gravataí; Guaíba diminuiu após atingir 5,25m na madrugada
O Serviço Geológico do Brasil atualizou os níveis dos dez rios monitorados pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Na manhã desta quarta-feira (15), sete deles estão acima da taxa de inundação. São eles: o Guaíba, o Gravataí, o Rio dos Sinos, o Caí, o Jacuí, Uruguai e o Rio Uruguaiana.
Apesar da alta, o nível do Guaíba diminuiu para 5,19 logo após alcançar 5,25 metros durante a madrugada. O nível do Rio Jacuí também abaixou de 14,06 metros, às 22h, para 13,98, às 05h.
Segundo a Defesa Civil, a tendência é que o nível do Guaíba se mantenha em níveis elevados com o prolongamento da cheia durante essa semana.
“Nas últimas 24 horas não foram registrados volumes significativos de chuvas no Estado. No entanto, ainda ocorre a propagação das cheias na Região Hidrográfica do Guaíba. O rio Jacuí apresenta níveis elevados a partir de Rio Pardo até o delta do rio na confluência com o Guaíba”, explica a Defesa Civil.
Por serem “represados” pelo Guaíba, o Rio Sinos e o Gravataí continuam em alta. Entre 18h e 23h da última terça-feira (14), o nível do Sinos havia chegado a 6,88 metros. Já o Gravataí está estabilizado em 5,83 metros desde a manhã de ontem.
Desde terça (14), o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalha com a remoção de toneladas de lodo do entorno das ruas onde a água baixou, como nos bairros Menino Deus, avenida Padre Cacique e Cidade baixa.