ChatGPT: após queixa, OpenAI suspende uso de voz parecida com a de Scarlett Johansson
Atriz disse que negou convite para participar de projeto e que ficou chocada com semelhança
Camila Stucaluc
A empresa de Inteligência Artificial (IA) OpenAI informou, na segunda-feira (20), que irá suspender o uso da voz Sky, disponível no ChatGPT. A decisão, segundo a companhia, ocorreu após internautas compararem a voz Sky com a da atriz Scarlett Johansson no filme Her, de 2013, em que o protagonista se apaixona por uma assistente virtual.
+ O que o novo ChatGPT-4o faz? Entenda o que muda na ferramenta de IA
As comparações chegaram à Johansson, que ouviu a voz Sky. Em comunicado, a atriz disse que ficou chocada com a ferramenta, uma vez que a voz é "assustadoramente semelhante" à sua. Ela revelou ainda que o CEO da OpenAI, Sam Altman, a abordou no ano passado "para emprestar sua voz para o serviço", mas que negou a oferta.
"Quando ouvi a demo lançada, fiquei chocada, irritada e sem acreditar que o Sr. Altman perseguiria uma voz que soava tão estranhamente semelhante à minha que meus amigos mais próximos e veículos de notícias não podiam dizer a diferença", disse Johansson, acrescentando que precisou acionar advogados para derrubar a voz.
A OpenAI afirmou que a Sky não é uma imitação de Johansson, mas sim de outra atriz profissional, cuja identidade não foi revelada. Apesar disso, a empresa concordou em suspender temporariamente o uso da voz para "resolver o problema".
+ Um em cada dez usuários de internet é falso, aponta estudo
Além da Sky, o ChatGPT da OpenAI conta com outras cinco vozes artificiais: Breeze (Brisa), Cove (Enseada), Ember (Brasa) e Juniper (Zimbro). Todas elas, de acordo com a empresa, foram gravadas entre junho e julho de 2023 depois de uma seleção que envolveu mais de 400 candidatos, entre dubladores e roteiristas.