Publicidade
Tecnologia

Executivo da CrowdStrike é convocado pelo Congresso dos EUA para explicar apagão cibernético

George Kurtz pediu desculpas por falha global que afetou sistemas de computadores Windows, da Microsoft, de várias empresas

Imagem da noticia Executivo da CrowdStrike é convocado pelo Congresso dos EUA para explicar apagão cibernético
Congressistas dos Estados Unidos querem entender do CEO George Kurtz como aconteceu a pane global | X/@George_Kurtz/Montagem/SBT News
• Atualizado em
Publicidade

O Comitê de Segurança Interna da Câmara dos Estados Unidos convocou o CEO da CrowdStrike, George Kurtz, para depor sobre a desastrosa atualização de software que provocou interrupções globais em várias empresas e pediu que a empresa agende uma data imediatamente.

+ Após apagão cibernético, Microsoft 365 volta a funcionar

Os congressistas republicanos Mark Green, do Tennessee, e Andrew Garbarino, de Nova Iorque, disseram em carta de convocação que o incidente serve como um “alerta sobre os riscos à segurança nacional associados à dependência da rede”.

"Em menos de um dia, vimos grandes impactos nas principais funções da economia global, incluindo aviação, saúde, bancos, mídia e serviços de emergência”, escreveram o presidente do comitê, Mark Green, republicano do Tennessee, e o deputado Andrew Garbarino, republicano de Nova York e presidente do Subcomitê de Segurança Cibernética e Proteção de Infraestrutura do painel, em uma carta endereçada a Kurtz na segunda-feira (22).

+ Leia a íntegra da convocação (pdf, em inglês)

Os congressistas afirmam que a população deve saber dos detalhes do incidente, que "causou consequências duradouras e reais" e querem saber as medidas que a empresa de cibersegurança vem adotando para resolver o problema.

Falha gerou uma pane global

Empresas, hospitais e aeroportos no mundo todo foram afetados pela falha no Windows |  X/@itsajchan
Empresas, hospitais e aeroportos no mundo todo foram afetados pela falha no Windows | X/@itsajchan

Na sexta-feira (19), uma atualização no software da empresa CrowdStrike provocou a interrupção dos sistemas de computadores no mundo todo.

+ Todas as notícias sobre a Microsoft

Desde a falha, os comitês do Congresso têm entrado em contato com a CrowdStrike para obterem o testemunho dos responsáveis pela empresa.

Um porta-voz da companhia de segurança digital disse que estava discutindo com os comitês sobre a possibilidade de testemunhar sobre o incidente.

+ O que é o programa CrowdStrike Falcon, que travou os computadores com Windows?

Esses comitês estão solicitando informações sobre as causas das interrupções e os motivos do problema da atualização que impactou os sistemas de saúde, emissoras de televisão, companhias aéreas, governos, empresas e portos.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade