Buscador Google com IA pode ter versão paga; entenda
Segundo jornal, big tech avalia cobrança de assinatura em versão com Gemini, que terá recursos mais avançados de inteligência artificial
Segundo o jornal Financial Times, o gigante das buscas Google está considerando lançar uma versão paga do seu buscador com integração da inteligência artificial Gemini.
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Os engenheiros da empresa já estariam trabalhando no mecanismo de “paywall” para cobrar o acesso ao buscador. A versão vem com IA e sem publicidade.
Os usuários que não forem pagar vão permanecer usando o Google de sempre, que segue exibindo publicidade entre os resultados da pesquisa.
Os assinantes premium do Google One vão ter acesso à tecnologia de IA também nos serviços Gmail e Docs.
Em busca de (mais) recursos
Segundo os especialistas indagados pela publicação, o Google precisa de mais recursos de infraestrutura para fazer com que o Gemini funcione plenamente.
Os resultados da pesquisa realizados pelo buscador tradicional têm um custo. Com o uso da IA, o fornecimento das respostas fica mais caro, devido ao grande consumo de recursos computacionais e de infraestrutura da IA generativa.
Logo, a empresa analisa que os recursos vindos da publicidade podem não ser suficientes para manter a operação dos negócios, que em 2023 faturou US$ 175 bilhões apenas em buscas e anúncios.
A cobrança seria uma mudança radical nos negócios da empresa, que sempre ofereceu serviços gratuitos ao consumidor, sustentados por publicidade. Agora, a ideia é fazer as pessoas pagarem por melhorias nos novos produtos lançados.
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"Escolha de Sofia"
O termo "escolha de Sofia" é relacionado à sensação de ter que tomar uma escolha muito complicada em um ambiente complexo, que envolve pressão e sacrifício. É o que a Google terá de fazer caso lance um buscador premium.
Caso o Gemini gere respostas mais precisas e completas na versão paga do buscador, muitos usuários serão desestimulados a acessar os sites gratuitos, prejudicando a receita de publicidade, que hoje sustenta a operação.
Em resposta ao Financial Times, o Google negou qualquer possibilidade de lançar um buscador pago.
“Não estamos trabalhando ou considerando uma experiência de pesquisa sem anúncios. Como já fizemos muitas vezes antes, continuamos a construir novos recursos e serviços premium para aprimorar nossas ofertas de assinatura em todo o Google”, diz em nota