Banco Central faz alerta sobre vazamento de chaves Pix de cooperativas de crédito
Incidente aconteceu entre os dias 6 e 7 de julho por falhas nos sistemas da instituição
O Banco Central divulgou um alerta sobre vazamento de chaves Pix de três cooperativas vinculadas à Unicred no país.
O incidente aconteceu entre os dias 6 e 7 de julho, sendo causado por falhas pontuais nos sistemas da instituição.
O BC reforça que dados sensíveis como senhas, transações financeiras e extratos "não foram expostos".
"Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras", explica a nota de alerta do BC.
Os clientes que tiveram seus dados vazados serão comunicados diretamente pelo aplicativo ou internet banking da Unicred.
O Banco Central ressalta que não utiliza WhatsApp, chamadas telefônicas, SMS ou email para informar incidentes de segurança aos usuários atingidos pela falha.
A autoridade financeira também diz que todas as ações foram adotadas para apurar o caso e, segundo a regulação vigente, serão aplicadas sanções por causa da falha.
+ Banco Central informa vazamento de dados de chaves Pix na 99Pay
Procurada pela reportagem do SBT News, a Unicred confirmou o vazamento e disse que medidas foram "imediatamente implementadas assim que soube do incidente."
"As contas potencialmente afetadas foram imediatamente bloqueadas para investigação interna, seus dados de login e senha foram reiniciados, e os seus titulares foram avisados", diz nota da instituição.
Além disso, a Unicred "lamenta qualquer inconveniente causado pelo incidente" e explica que o vazamento "não comprometeu dados sensíveis" e a instituição financeira "reafirma seu compromisso com a segurança e a privacidade dos dados".
Já o Banco Central diz também que mantém uma página para registrar casos de vazamento. Para isso, basta acessar o link para fazer a denúncia.