Banco Central informa vazamento de dados de chaves Pix na 99Pay
Contato com clientes será feito exclusivamente via aplicativo ou pelo internet banking da instituição
Em comunicado divulgado na manhã desta quarta-feira (10), o Banco Central informou a “ocorrência de incidente de segurança com dados pessoais vinculados a chaves Pix sob a guarda e a responsabilidade da 99Pay Instituição de Pagamento S.A., em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição”.
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De acordo com o BC, não foram expostos dados sensíveis como senhas, informações de movimentação ou saldo financeiro ou dados sob sigilo bancário.
O informe continua, dizendo que as informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.
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Aviso
Quem teve os dados vazados será notificado exclusivamente via aplicativo ou pelo internet banking da instituição de relacionamento.
Atenção
Nem o Banco Central, nem as instituições, usam outros meios de comunicação para procurar os usuários afetados. Segundo o BC, foram adotadas as ações necessárias para apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas previstas na regulação.
O que diz a 99Pay
A 99Pay lamentou que chaves Pix foram indevidamente acessadas, mas informou que o problema foi resolvido e que nenhum dado sensível, transações ou perdas financeiras ocorreram.
Veja a nota na íntegra:
"A 99Pay informa que, lamentavelmente, dados associados a um número reduzido de chaves Pix foram indevidamente acessados em um incidente recente de segurança, já sanado. Não foi exposto nenhum dado sensível, como senhas, informações de transações, saldos financeiros ou qualquer outra informação sigilosa bancária, não acarretando, portanto, em perdas financeiras de qualquer tipo.
A empresa já contatou seus usuários afetados, que representam cerca de 0,0003% de sua base, para oferecer esclarecimentos e apoio. As demais pessoas que tiveram seus dados acessados, devido ao incidente, serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo, email ou pelo internet banking da sua própria instituição financeira.
A 99Pay reforça seu compromisso com a segurança, a privacidade de dados e o combate às fraudes digitais como prioridade em todas as operações. Seus canais oficiais de atendimento seguem à disposição para responder dúvidas e orientar os usuários da melhor forma possível".