Até 2029, adoção de inteligência artificial reduzirá contratações de humanos, diz relatório
Forças de trabalho serão reduzidas nas empresas, com equipes menores, devido o uso da tecnologia
Cido Coelho
Segundo um relatório da empresa de recrutamento Adecco Group, a inteligência artificial (IA) fará com que as empresas empreguem menos pessoas nos próximos cinco anos.
O relatório, divulgado na sexta-feira (5), entrevistou mais de 2 mil executivos em todo o mundo e mostra que cerca de 41% dos executivos seniores esperam ter forças de trabalho menores devido ao uso da tecnologia.
Os chatbots com IA generativa, como ChatGPT, Copilot e Gemini são os responsáveis por essa mudança. Eles conseguem criar textos, fotos e vídeos, além de eliminar tarefas repetitivas, fazendo com que alguns trabalhos se tornem obsoletos.
As gigantes da tecnologia como Google, Microsoft e Meta vêm promovendo grandes ondas de demissões em suas empresas nos últimos meses conforme as tecnologias de inteligência artificial avançam em sua eficiência e produtividade.
A pesquisa segue um estudo do Fórum Econômico Mundial de 2023, que apontava que 25% das empresas esperavam que a IA provocasse perdas de postos de trabalho, enquanto outros 50% esperavam que a tecnologia criasse novas funções.
Os entrevistados que apontaram essa mudança também afirmaram que ainda não conseguiram grandes progressos na adoção da tecnologia em suas empresas.