ANPD pressiona e Meta diz que suspendeu o uso da inteligência artificial no Brasil
Treinamento de IA com dados de brasileiros foi suspenso e usuários reclamam da retirada de funções com a tecnologia no WhatsApp
Após a decisão da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), a empresa de tecnologia Meta suspendeu os recursos de inteligência artificial generativa nas suas plataformas Facebook, Instagram e WhatsApp.
+ Meta terá que suspender treinamento de inteligência artificial com dados de brasileiros
A Meta explica em nota que a pausa nos serviços de IA é para resolver as questões legais envolvendo a tecnologia. Usuários chegaram a se queixar nas redes sociais sobre a atitude da big tech, alegando que o recurso de gerar figurinhas no WhatsApp com IA não estava mais disponível.
“Decidimos suspender ferramentas de genAI que estavam ativas no Brasil enquanto engajamos com a ANPD para endereçar suas perguntas sobre IA generativa”, explica o porta-voz da Meta.
A Meta deixa claro também que as ferramentas que foram suspensas, como o gerador de figurinhas por IA, já estavam ativas no Brasil e que a suspensao não tem relação com o pedido da ANPD. A autoridade foi procurada pelo SBT News, e disse que a Meta respondeu dentro do prazo e está sob análise dos técnicos.
"O retorno da empresa aconteceu dentro do prazo estipulado, e, neste momento, a resposta está em análise pela equipe técnica", diz a nota da ANPD.
+ Meta coloca sua IA no WhatsApp, Instagram e outros aplicativos
A empresa de tecnologia de Mark Zuckerberg tinha lançado no país o criador de figuinhas com IA no WhatsApp e neste mês pretendia lançar a Meta AI, que integra Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp aos recursos de inteligência artificial da empresa.
A ferramenta permite conversar com usuários, gerar textos e imagens igual ao ChatGPT, da OpenAI, ou Gemini do Google.
+ Status de voz de 1 minuto, figurinhas com IA, espaço extra e mais novidades no WhatsApp
O recurso chegou a ser lançado no Brasil. No entanto, a Meta anunciou em junho que a empresa usaria todos os dados dos usuários das suas redes sociais para fazer o treinamento dos seus grandes modelos de linguagem que aprimoram a inteligência artificial desenvolvida por ela.
+ Todas as notícias sobre a Meta
Os usuários mostraram preocupação sobre questões de privacidade com fotos e vídeos, além de direitos autorais de obras artísticas publicadas nas plataformas sociais.
ANPD manda Meta suspender o treino de IA no Brasil
No começo de julho, a ANPD mandou a Meta suspender o treinamento das IAs com os dados dos brasileiros, sob punição de multa de R$ 50 mil diários em caso de descumprimento.
+ Todas as notícias sobre a Inteligência Artificial
A Meta se mostrou "desapontada" e considerou que a decisão da autoridade seria um "retrocesso" e que atrasaria a inovação, além da "chegada de benefícios da IA para as pessoas no Brasil".