Status de voz de 1 minuto, figurinhas com IA, espaço extra e mais novidades no WhatsApp
Confira 6 funções anunciadas neste mês pelo aplicativo de mensagens mais utilizado no país
Durante o mês de maio, o aplicativo de mensagens da Meta, WhatsApp, anunciou várias novidades para melhorar a experiência do usuário, com novas funcionalidades para deixar a conversa e a interação mais amigável na plataforma.
Mensagens de voz de 1 minuto no Status, gerador de figurinhas com IA e liberação de espaço de armazenamento estão entre as recentes atualizações do aplicativo.
O SBT News separou 6 funções atualizadas e anunciadas no WhatsApp durante este mês que serão liberadas gradualmente aos usuários. Confira abaixo:
1. Gerenciador de armazenamento melhorado
Com o constante compartilhamento de imagens, mensagens e vídeos em alta qualidade, a gestão dos dados do aplicativo torna-se um desafio.
No caso do WhatsApp, a Meta está trabalhando em uma maneira de facilitar a exclusão de dados repetitivos no seu aplicativo para manter o celular limpo e menos caótico, sem ocupar espaço na memória do seu smartphone.
Um programador conhecido no X (antigo Twitter) como “AssembleDeBug” publicou algumas capturas de tela que mostram o teste de um processo que facilita a liberação do espaço de armazenamento do celular.
A função “gerenciar armazenamento” está disponível no menu de Ferramentas e lá o usuário consegue de forma mais rápida limpar os arquivos repetitivos ou desnecessários no dispositivo.
Para acessar essa opção vá para Configurações >> Armazenamento e dados >> Gerenciar armazenamento.
Escolha os arquivos que deseja apagar e liberar espaço para colocar arquivos mais úteis.
2. Criação de figurinhas com IA generativa
Agora será possível criar figurinhas usando inteligência artificial generativa (IAG) dentro do WhatsApp. Ao atualizar o aplicativo, o usuário recebe um aviso para acessar o novo recurso que já pode ser utilizado.
Os usuários poderão criar as imagens digitando comandos de texto (prompts) em português e a figurinha é gerada.
A partir do prompt enviado, o WhatsApp envia até quatro figurinhas relacionadas ao pedido.
Para facilitar o acesso à função de chatbot, a Meta acrescentou um atalho na versão para Android.
No menu anexo inferior, ao clicar no clipe ou no sinal de mais, aparecerá um ícone de círculo azul escrito “Imagine”, e lá você pode criar com a IA.
A novidade chega gradualmente para todos os usuários do aplicativo.
3. Mensagem de até 1 minuto no Status
Agora você pode mandar aquele áudio mais extenso no status (equivalente ao Stories do Instagram) do WhatsApp. Antes, era possível mandar apenas 30 segundos de áudio, agora foi liberada a atualização de status de voz com até 1 minuto de duração.
Essa melhoria segue o padrão que permite a publicação de vídeos de até 1 minuto no Status. Para ter acesso, basta fazer atualização da última versão do aplicativo.
4. Canais podem ter painel de dados na versão web
Segundo o site WABetaInfo, a versão web do WhatsApp fornecerá métricas sobre o alcance do canal, como o número de contas alcançadas, espectadores únicos que viram alguma atualização, crescimento do canal, assim como o país com maior concentração de contas e os seguidores.
A função ainda não está disponível, mas a descoberta mostra que a novidade deve ser anunciada em algum momento.
5. Visualização de mídia mais fácil para reagir com emojis
O WhatsApp está testando uma nova aparência para visualizar e curtir fotos e vídeos. Alguns usuários da versão beta 2.24.11.18 do Android que começaram a receber a novidade podem perceber que ficará mais fácil reagir a fotos, vídeos ou GIFs, pois um atalho para emoji vai ficar evidente para o usuário. Assim ele, poderá reagir na própria página onde está sendo vista a mídia.
O usuário também terá disponível um botão para responder apenas a mídia que esta sendo visualizada, facilitando a vida do usuário para reagir a algum conteúdo enviado na conversa.
Algumas destas funções já foram liberadas, outras estão sendo liberadas gradualmente e outras ainda seguem em teste sem data definida de lançamento.
Além disso, as funções podem estar ou não disponíveis conforme a versão do aplicativo, sendo compatível ou não com a atualização realizada no dispositivo.