Primeiro pedágio sem cancela do país começa a operar nesta 6ª feira
O sistema 'free flow' de cobrança automática está instalado em três pontos da rodovia Rio-Santos; saiba como pagar
Começa a operar a partir da 0h desta 6ª feira (31.mar) o sistema free flow (fluxo livre) de cobrança de pedágio na rodovia Rio-Santos (BR-101). O novo método, que não tem cancelas, será implantado de forma definitiva depois de um período de testes.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Leia as últimas notícias de Tecnologia
São três pontos de cobrança: em Paraty (km 538), Mangaratiba (km 447) e Itaguaí (km 414).
Os motoristas, ao passarem pelos locais, terão as placas identificadas e serão cobrados automaticamente, sem ter que parar em uma praça de pedágio.
O débito será automático para quem tiver a tag, um dispositivo eletrônico que será oferecido por operadoras de pagamento automático de pedágio autorizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Os outros motoristas terão quinze dias para pagar a taxa pelo aplicativo ou no site da concessionária, que também vai aceitar PIX.
Valores
A tarifa para carros de passeio será de R$ 4,10 para carros de passeio. Já para os veículos comerciais, a tarifa é multiplicada pelo número de eixos.
Nos finais de semana e feriados nacionais, a tava terá valor diferenciado para as duas categorias, de R$ 6,80.
Descontos
Segundo a concessionária CCR RioSP, que administra a Rio-Santos, motoristas que optarem por adquirir a tag terão descontos na tarifa que variam entre 5% e 70%.