Influenciador ganha skin em Fortnite, um dos principais games da atualidade
Lançamento fortalece empresas de influenciador; personagem ainda não tem data para chegar ao mercado

Keila Baraçal
Foi-se o tempo em que jogo eletrônico era uma prática para quem desejava apenas passar o tempo. Mais que entretenimento, game é coisa de quem também faz dele uma profissão e sabe ganhar dinheiro. É o caso de João Sampaio, também conhecido como Flakes Power. Ele está na crista da onda, porque vai virar personagem (skin, na linguagem gamer) do Fortnite, um dos jogos mais importantes do mundo. Por ora, não há informações sobre a skin dele.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O empresário de 25 anos, nascido em Joinivile (SC), é uma autoridade no assunto. Maior criador de conteúdo do Fornite no Brasil, ele é um Forbes Under 30 - lista que elenca empreendedores, criadores e gamas-changers até 30 anos de idade. Ao lado de João "Biggie", o streamer lidera as empresas Hero Base e Hero Create, que fazem criações dentro do Fortnite e contam com designers, editores de vídeo, thumbnails, roteiristas e comerciais. Sem divulgar receitas, as empresas de Power recebem apoio de algumas marcas como Samsung, Itaú e Red Bull.
"Estamos fazendo vários trabalhos com elas [as empresas] para fazer campanhas globais em paralelo ao lançamento da skin para poder fazer esse lançamento de uma forma ampla e atingir mais pessoas. Todas as marcas globais que me apoiam vão fazer uma ação para reverberar em conjunto", destaca ele, em entrevista à Forbes.

O que faz o Fortnite
Fortnite nada mais é que jogo de sobrevivência de mundo aberto, cujo objetivo do jogador é se manter vivo o maior tempo possível. O jogo foi nos estúdios da Epic Games, na Carolina do Norte (EUA) e fatura, anualmente, bilhões de dólares.
Os jogos podem ser usados em vários equipamentos:
-PlayStation 4;
-Xbox One;
-Nintendo Switch;
-Android;
-iOS;
-Microsoft Windows;
-Mac OS Classic.
As marcas, aliás, estão de olho no Fortnite. Recentemente, o Boticário acaba de criar um universo para o lançamento do perfume Ego. O objetivo é atrair o público jovem e, para isso, fez dois mapas, com desafios variados.

O game no Brasil veio para ficar
A última Pesquisa Game Brasil (PGB) indica que, em 2022, a cada 4 brasileiros, 3 jogam algum tipo de jogo eletrônico. Os dados mostram ainda que:
-74,5% dos brasileiros jogam atualmente, um aumento de 2,5% em relação aos dados da pesquisa passada,
-Mulheres são maioria, representando um total de 51%,
-Principal faixa etária é entre 20 e 24 anos,
-Smartphone é a plataforma preferida com 48,3%,
- A maioria (39,1%) mora com os pais.
Outro fato importante: a presença massiva de interessados no 'Comic Con Experience' (CCXP 22), um dos maiores festivais de cultura pop do mundo. O evento, que aconteceu em São Paulo, recebeu de 280 mil pessoas, teve mais de 3 milhões de visualizações nas transmissões e quase 800 mil pessoas alcançadas.