Futuro da Mídia: 5G para as pessoas e empresas
Marcelo Yamamoto, gerente-sênior da Deloitte, fala sobre as possíveis formas de uso da tecnologia
SBT News
Que o 5G está chegando pelo país a gente já sabe. Mas, a gente sempre quer saber um pouco mais. Por isso, o SBT News conversa com Marcelo Yamamoto, gerente-sênior da Deloitte, que fala sobre a possibilidade de uso futuro da nova tecnologia em implantação no Brasil.
Leia também:
- SBT News traz o Futuro da Mídia
- O futuro da TV aberta
- De 22 a 30 com revoluções na tecnologia e conteúdo
SBT News -- A gente tá colhendo vários pontos de vista diferentes a respeito do 5G, que é uma novidade. Há uma boa dose de ansiedade das empresas, da população, por poder se utilizar essa tecnologia. Sobre o momento presente do 5G, qual é o seu ponto de vista?
Marcelo Yamamoto -- A gente está no momento da implantação das primeiras redes. Então, é aquele momento inicial que, sabe aquela novidade, que ansiedade de conhecer algo novo.
Afinal, o que o 5G vai trazer para a população em geral, para o usuário, para o consumidor... Acho que é o momento que a gente tá vivendo agora.
SBT News -- Você que conhece bastante o retrospecto, os avanços da tecnologia, dá alguns exemplos para nós. Da aplicação prática, por exemplo, para a vida das empresas, geração de negócios, a utilização pelo usuário comum. Fique à vontade.
Marcelo Yamamoto -- Para usuário comum, basicamente, vai ter mais conectividade, mais velocidade.
"Acho que isso vai trazer mais a possibilidade de experiências, do uso da internet banda larga".
Para as empresas, principalmente as empresas inovadoras, startups, mais ferramentas para eles trabalharem e inovarem, trazer mais serviços que atendam as demandas e necessidades do consumidor.
Trazendo uma melhor experiência obviamente maior quantidade de informação e dados. Tudo isso de uma forma bem convergente.
SBT News -- Quer dizer, tudo fechando o foco no mesmo sentido, tudo isso sendo aplicado no mesmo sentido...
Marcelo Yamamoto -- Exato, por exemplo, há casos de uso de aplicações, que você precisa de uma resposta quase imediata.
SBT News -- Por que a latência é muito menor...
Marcelo Yamamoto -- E aí tem também por trás do 5G não é só a questão da banda larga. Tem essa questão do atraso menor e a latência menor.
E isso tudo é possibilidade para tudo um avanço tecnológico, que está por trás que a gente não enxerga.
A maioria da população não tem conhecimento que é tudo a computação em nuvem, a computação em bordo.
Tudo isso possibilita e traz ferramentas novas para gente trabalhar.
SBT News -- Marcelo, tem alguma coisa, alguma aplicação, alguma possibilidade nova para as pessoas que vão se utilizar da tecnologia, que as pessoas sequer desconfiam que exista?
Marcelo Yamamoto -- Vou até usar um exemplo que ouvi num painel hoje, aliás, são vários exemplos.
"Um desenho, acho que posso até falar, dos Jetsons, ou seja, lá 60 anos atrás, que mostra algumas aplicações como carros conectados, videoconferência, telemedicina".
Tudo isso, apesar de a ideia não ser nova, mas, com a tecnologia atual nesse momento é possível aplicar todo esse conhecimento para atender esses casos de uso.
SBT News -- O que vai chamar mais o interesse das pessoas na utilização do 5G. Porque, na verdade, não é apenas um 4G melhor, é outra tecnologia. Não é isso?
Marcelo Yamamoto -- Exatamente. O 5G vai trazer essa questão da maior velocidade, menor atraso ou latência e muito mais dispositivos conectados.
A quantidade de dados que estará disponível para as empresas trabalharem em cima e oferecerem melhores serviços, serviços personalizados pelo consumidor será muito mais amplo.
"Então, o que consumidor vai esperar é o melhor serviço e uma melhor experiência".
SBT News -- A medida que o leque de possibilidades se abre de tal maneira, que a gente vai ter que discutir o que será do 5G. Considerando um paralelo, sendo o que o 5G é hoje em relação ao 4G atualmente, a gente terá que de novo acompanhar a evolução dessas tecnologias? Não é isso?
Marcelo Yamamoto -- Com certeza. Enquanto, a gente tá lançando comercialmente o 5G nos fóruns técnicos, nos fóruns de padronização, já estão discutindo a próxima geração, a sexta geração.
SBT News -- Já tem nome, é o 6G?
Marcelo Yamamoto -- Exatamente, a gente pode ficar tranquilo. Enquanto a gente estava começando a experimentar o 6G, já tem gente pensando no futuro.
----
Você também pode se interessar:
- TV não será mais a mesma
- O que é FAST TV?
- Saiba como foi o SET Expo 2022. Leia e assista as entrevistas
- Acesse as entrevistas do Congresso Brasileiro de Radiodifusão - Abert
- Saiba como foi o Global Media Congress, em Abu Dhabi
-----
Produção e entrevistas por Cido Coelho e Guto Abranches
Edição de imagens: Cézar Camilo
Edição por Cido Coelho