Publicidade
Tecnologia

Polícia nos EUA quer robôs armados para matar humanos

Estudo polêmico foi apresentado em São Francisco e uso seria em situações extremas

Imagem da noticia Polícia nos EUA quer robôs armados para matar humanos
imagem mostra robo armado
• Atualizado em
Publicidade

O Departamento de Polícia de São Francisco (SFPD), na Califórnia, apresentou ao Conselho de Supervisores da cidade um estudo que daria aos robôs a capacidade de usar armas para matar suspeitos em ações policiais.

+ Leia as últimas notícias de Tecnologia
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo o site Mission Local, a proposta, que está sob aprovação do Conselho de Supervisões, pode permitir que a polícia use as máquinas como uma opção de uso de força letal em caso de ameaça a vida e na falta de opção de força disponível. 

"Robôs só serão usados ??como uma opção de força letal quando o risco de perda de vida para membros do público ou oficiais for iminente e superar qualquer outra opção de força disponível, para o SFPD", diz a proposta.

O documento constava que os 'robôs não devem ser usados como uso de força contra qualquer pessoa'. Porém, a proposta foi reprovada pela SFPD e substituiu pela opção de que os robôs teriam autoridade para matar suspeitos.

O documento cita que a polícia tem 17 robôs, destes 12 fora de operação e que todos seriam equipados com armas. Todos os robôs listados são usados atualmente para desarmar bombas ou para lidar com produtos perigosos.

Ainda segundo o site The Verge, um dos modelos disponíveis na polícia de São Francisco, tem um sistema de armas que é opcional ao dispositivo, permitindo que o robô possa carregar uma espingarda calibre 12 -- que tem a finalidade de detonar bombas a distância.

Uma versão do documento já foi aprovada e agora aguarda aprovação do comitê de regras do conselho de supervisores, que deve se reunir na 4ª feira (29.nov) para tomar uma decisão.

Histórico de abuso de autoridade

A polícia de São Francisco enfrentou algumas polêmicas e foi processada por uso excessivo de força policial, quando um membro da SFPD atirou em um homem pelas costas na região de North Beach, em junho de 2018.

Outro caso foi quando o skatista Anthony Economus, de 19 anos, foi derrubado por um sargento em Dolores Park, em 2018.

E em fevereiro de 2020, um homem negro foi espancado de forma brutal por um policial armado com um bastão, sob uma falsa acusação.

Polícias nos Estados Unidos estudam uso de armas letais em robôs utilizados para ações anti-bomba | Lorie Jewell/Exército dos Estados Unidos

Polícia de Oakland cogitou armar robôs

A Polícia de Oakland, também na Califórnia, planeja instalar espingardas em robôs. As máquinas estariam autorizadas a matar humanos sob algumas circunstâncias.

Segundo reportagem do site The Intercept, o departamento está buscando opções letais para uso em situações de emergência. 

Os robôs Remotec F5A teriam estas espingardas para uso em determinadas operações. No entanto, após o vazamento do relatório, a Polícia de Oakland publicou em sua página no Facebook que não adicionaria 'veículos remotos armados ao departamento' e qu não vai 'explorar esta opção específica'.


 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade