Sistema de transmissão de imagens para cirurgias à distância é lançado
Conexão por 5G vai permitir que procedimentos sejam realizados de maneira remota
Guto Abranches
A tecnologia 5G acaba de permitir uma revolução na saúde. Um sistema de transmissão de imagens em tempo real, para exames e cirurgias à distância, foi lançado nesta 5ª feira (15.set), no Hospital das Clínicas, em São Paulo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O vídeo de apresentação em uma palestra mostra uma ultrassonografia no Xingu, acompanhada por médicos na capital paulista, com a utilização de ultrassons portáteis por não médicos, conectados por 5G, a centros de referência, onde estariam os médicos especialistas.
Nessa demonstração, dois médicos conversam à distância e recebem as mesmas imagens do exame simultaneamente.
A área de radiologia do Hospital das Clínicas vem desenvolvendo em parceria com outras instituições o Open Care 5G, tecnologia de transmissão de dados sem atraso de imagem e de áudio.
O resultado foi a criação de uma rede privativa de 5G que não depende das operadoras de telefonia, não sofrem a interferência daquelas frequências, que são abertas para todo mundo usar. Uma rede muito particular mesmo, mas que tem como principal objetivo levar o atendimento de saúde a tanta gente quanto for possível.
"No futuro eu posso ter ações de tratamento, como numa cirurgia, num apoio a áreas de catástrofe. É muito mais fácil eu levar uma tecnologia de conexão 5G do que levar um hospital pra uma região remota", afirma Marco Bego, diretor-executivo do InovaHC.
Leia também: