Dois satélites-radar da FAB são colocados em órbita
Carcará I e Carcará II foram levados ao espaço pelo foguete Falcon 9, da SpaceX
Os satélites Carcará I e Carcará II, os primeiros de sensoriamento remoto radar do Projeto Lessonia - 1, da Força Aérea Brasileira (FAB), foram colocados em órbita na tarde desta 4ª feira (25.mai). Segundo o Governo Federal, eles permitirão "que áreas de interesse do Brasil sejam monitoradas de forma contínua para combater crimes como tráfico de drogas e monitorar desastres naturais".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ambos os satélites, nomeados em homenagem à espécie de uma ave de rapina, foram levados ao espaço pelo foguete Falcon 9, da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk. O lançamento -- que pode ser visto neste link -- ocorreu no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, e foi acompanhado por militares da FAB, reunidos.
O Projeto Lessonia consiste na aquisição de um grupo de satélites para orbitar a Terra de forma sincronizada, em órbita baixa - ou seja, inferior a 1 mil km de altitude. O Executivo federal brasileiro acrescenta que o objetivo desses produtos é "atender às necessidades operacionais das Forças Armadas do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), bem como de agências governamentais".
O sistema de imagens utilizado do projeto usa um Sensor Ativo de Detecção que consegue gerar cenas em alta resolução a qualquer momento do dia. Como o sinal emitido atravessa as nuvens, funciona independentemente das condições meteorológicas. Os satélites têm 1 m³ de dimensão, pesam cerca de 100 kg e contam com cinco painéis solares. As imagens que captarem auxiliarão ainda no combate à mineração ilegal, atualização de produtos cartográficos, determinação da navegabilidade dos rios, visualização de queimadas, vigilância da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) e apoio às operações de vigilância e controle das fronteiras.
Veja também: