Compra da Groenlândia é discutida ativamente por Trump e equipe, afirma a Casa Branca
Ideia de dominar o país foi manifestada pela primeira vez em 2019 pelo presidente norte-americano


SBT News
com informações da Reuters
A possível compra da Groenlândia pelos Estados Unidos está sendo discutida ativamente pelo presidente Donald Trump e sua equipe de segurança nacional, afirmou a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, nesta quarta-feira (7).
"Todas as opções estão sempre em cima da mesa para o presidente Trump. A primeira opção sempre foi a diplomacia", disse ela em uma coletiva de imprensa regular.
Nos últimos dias, Trump reiterou seu desejo de assumir o controle da Groenlândia, uma ideia que ele expressou pela primeira vez em 2019, durante seu primeiro mandato como presidente. Ele argumenta que a ilha é fundamental para a estratégia militar dos EUA e afirma que a Dinamarca não fez o suficiente para protegê-la.
Uma operação militar dos EUA no fim de semana, que resultou na captura do líder da Venezuela Nicolás Maduro já havia reacendido as preocupações de que a Groenlândia pudesse enfrentar um cenário semelhante.
A Groenlândia, a maior ilha do mundo, mas com uma população de apenas 57 mil pessoas, não é um membro independente da OTAN, mas está abrangida pela participação da Dinamarca na aliança ocidental.










