Casal agenciador de jogadores é alvo de operação contra o tráfico
Homem e mulher são suspeitos de terem movimentado milhões de reais a pedido de líder de quadrilha
SBT Brasil
A Polícia Federal fez nesta 5ª feira (23.nov) uma operação para coletar provas da lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas. Um dos alvos foi um casal que agencia jogadores de futebol em Portugal. Agentes da Polícia Judiciária portuguesa cumpriram três mandados de busca e apreensão na cidade de Maia, no norte do país. O homem e a mulher não tiveram os nomes divulgados.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a investigação da Polícia Federal, o casal, que é Campinas, no interior de São Paulo, movimentava milhões de reais a pedido de Roberley Eloy Delgado, considerado o líder do esquema criminoso e que está detido desde 2021. No mês passado, ele foi condenado a 112 anos de prisão por crimes ligados à lavagem de dinheiro.
"Essa empresa e essas pessoas são responsáveis por inúmeras movimentações financeiras em relação ao nosso principal investigado", aponta o delegado da Polícia Federal Edson Geraldo de Souza.
Ainda de acordo com a PF, Roberley ocultava o dinheiro ilícito com operações financeiras ilegais e aquisição de imóveis e veículos sem registro. As apurações apontam que os envolvidos podem ter movimentado mais de R$ 100 milhões. Ao todo, 16 pessoas são investigadas.
Também nesta quinta-feira, cinquenta policiais federais fizeram buscas nas cidades de Campinas (SP), Taboão da Serra (SP), Praia Grande (SP), Guarapari (ES), Cachoeiro de Itapemirim (ES), Rio de Janeiro (RJ) e São Gonçalo (RJ).
"Nós encontramos também empresas de turismo e de câmbio, e também um restaurante de comida japonesa que foi utilizado durante todo esse tempo nesse esquema de pulverização de transações", explica o delegado.
A quadrilha usava os aeroportos de Viracopos, em Campinas, e o de Guarulhos, para enviar drogas à Europa.