Publicidade
SBT News

Pretalks: "Povo negro no Brasil está fadado à morte", diz Anielle Franco

SBT News estreia videocast em celebração ao mês da Consciência Negra

Imagem da noticia Pretalks: "Povo negro no Brasil está fadado à morte", diz Anielle Franco
anielle franco e fernando jordão
• Atualizado em
Publicidade

Novembro é o mês da Consciência Negra, e, para refletir sobre a data, o SBT News estreia Pretalks, um videocast especial dedicado à discussão de temas como o preconceito explícito, o racismo estrutural e a eficácia de políticas públicas orientadas para a população negra. Apresentado por Fernando Jordão e Wallace Neguere, Pretalks receberá a cada episódio uma personalidade negra, da política, das artes ou de ambos para uma conversa franca sobre experiências, mas, sobretudo, de esperança por um Brasil mais justo.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

No primeiro episódio, a entrevistada é a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. No bate-papo, a ministra conta como descobriu, ainda menina, o racismo enquanto morava nos Estados Unidos, fala da irmã assassinada, a vereadora Marielle Franco, faz um balanço do primeiro ano de governo e constata: "O povo negro no Brasil está fadado à morte, infelizmente, de diversas maneiras".

"Eu caminho paralelo com tudo o que eu trago, ser a irmã da Marielle, a acadêmica, a mãe, mas a favelada, a ministra favelada, da Maré, que jogou vôlei, que estudou... Então esse lugar para a gente é muito precioso. Por mais que as pessoas achem que podem me criticar por ser irmã da Marielle, para mim isso é um orgulho imenso ", afirma a ministra ao videocast sobre a vereadora, influência e referência política, executada há 6 anos, em um crime cujos mandante e motivação permanecem um mistério.

Na entrevista, Anielle passeia por sua trajetória. Da estudante nos Estados Unidos, ela lembra a primeira vez que entendeu ter sido vítima de racismo -- e como isso lhe abriu a mente para reavaliar episódios anteriores. Da ministra, ela faz um balanço do primeiro ano de gestão e do que pretende deixar como marca. 

Confira o primeiro episódio do videocast:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade