Flurona: estados registram dupla infecção por covid e influenza
No Ceará, duas crianças de um ano foram infectadas com a doença
SBT Brasil
A dupla infecção por influenza e coronavírus ganhou um nome: "Flurona". O Rio de Janeiro já registrou casos e a secretaria da Saúde do Ceará confirmou três pacientes com a doença. Dois deles são crianças de um ano de idade, que foram internadas, mas já receberam alta. O outro paciente é um homem, que não precisou de internação.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Eu, primeiro, eu não acreditei, né? Eu fiquei em choque. Eu achei que não podia, que não dava", conta o estudante carioca Bruno Soutto, que foi diagnosticado com Flurona e pensou que o resultado era um falso positivo.
Roberto Medronho integra o comitê científico do governo estadual do Rio de Janeiro explica que flurona não é um vírus novo, mas a definição para as duas infecções, a de gripe e covid que ocorrem ao mesmo tempo no organismo. "Se você foi vacinado contra essa duas doenças, você vai ter essa infecção, essa coinfecção e não vai evoluir de forma grave. Agora, se você não foi vacinado, aí sim, a coinfecção pode ajudar a levar a uma maior gravidade da doença", afirma.
A clínica São Vicente recebeu outro jovem, de 23 anos, com flurona na capital fluminense. Segundo a prefeitura do Rio, o motivo para isso é que o surto de influenza na cidade coincidiu com a chegada da variante ômicron do coronavírus. Antes do natal, apenas sete em cada mil testes de covid apresentavam resultado positivo. Nesta 2ªfeira (3.jan), o número saltou para 95. Ou seja, 12 vezes mais.
No fim de semana, o governador do RJ Cláudio Castro e a cantora Preta Gil anunciaram que estão com covid pela segunda vez. "Eu tô bem, eu tô praticamente assintomática", afirmou Preta. A prefeitura faz um apelo a quem apresentar os sintomas da doença.
"Na manhã de hoje, a gente recebeu nas unidades de saúde muitos cariocas que foram viajar para outras cidades, foram para regiões de praia e voltaram com sintomas respiratórios. A gente pede a todos os cariocas que tenham sintomas respiratórios: façam o seu exame pra verificar se isso é influenza ou é covid-19", afirmou o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz.