São Paulo recebe maior feira de cannabis da América Latina até este domingo (17)
Decisões judiciais recentes foram favoráveis ao uso medicinal da planta no Brasil
Com decisões recentes da Justiça sobre o uso do THC - o princípio ativo da cannabis sativa - o mercado brasileiro passa a prestar mais atenção no uso medicinal da substância. Até este domingo (17), mais de 300 expositores se reúnem na Expo Cannabis, em São Paulo.
O evento, que está em sua segunda edição e é a maior feira de cannabis da América Latina, traz palestras, shows e a exposição de vários produtos feitos à base da planta. Entre eles, diferentes medicamentos.
Nesta semana, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, permitir o cultivo de uma variedade da planta com baixo teor de substância psicoativa, desde que exclusivamente para fins medicinais.
+ Entenda: o que muda na prática após decisão do STF sobre porte de maconha?
Já no fim de outubro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma medida que possibilita a regularização de produtos à base de cannabis pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Medicamentos feitos a partir da planta, portanto, já podem ser receitados também por médicos veterinários.
Os óleos que têm a planta como ingrediente base podem ser usados, por exemplo, no tratamento de câncer, dor, alterações neurológicas e alergias.