São Paulo monta tendas da Operação Altas Temperaturas; saiba como se proteger do calor
População pode descansar na sombra, beber água, sucos e chás, além de comer frutas
![Imagem da noticia São Paulo monta tendas da Operação Altas Temperaturas; saiba como se proteger do calor](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fsbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2Faltatemperatura_d01b1820bf.jpg&w=1920&q=90)
SBT News
Nos próximos dias, o Brasil enfrenta uma nova onda de calor, que vai elevar a sensação térmica nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. De acordo com a Climatempo, empresa de meteorologia, o fenômeno climático deve durar até o dia 21 de fevereiro. Chuvas são esperadas em diversas regiões do país.
Para amenizar os efeitos negativos na saúde da população, a Prefeitura de São Paulo montou 10 tendas da Operação Altas Temperaturas em pontos estratégicos. A população pode descansar na sombra, se hidratar com água, chás, sucos e comer frutas. Também são oferecidos cuidados para os animais. O atendimento é das 10h às 16h.
+ Onda de calor faz Brasil bater novo recorde de consumo de energia
Nesta época de intenso calor, a Defesa Civil recomenda:
- Evitar a exposição ao sol durante os horários mais quentes
- Não deixar crianças ou idosos sem vigilância em veículos estacionados
- Evitar a prática de altividades físicas ao ar livre
- Beber água a cada duas horas
- Tomar banhos mais frios
- Cubrir as janelas de casa durante o dia para mantê-la mais fresca
- Usar roupas leves, com cores claras e que não fiquem apertadas no corpo
- Priorizar uma alimentação leve e equilibrada
+Calor de 36°C em São Paulo: entenda por que a sensação térmica é ainda maior
Afinal, o que é sensação térmica?
No Brasil, quando se fala de sensação térmica, fala-se de Índice de Calor, que considera o efeito da umidade do ar sobre a temperatura. Quanto maior a umidade e a temperatura, maior a sensação térmica, pois com o ar saturado de água é mais difícil acontecer a sudação, efeito responsável por "esfriar" o nosso corpo, segundo o Núcleo de Climatologia Aplicada ao Meio Ambiente da USP São Carlos.
De acordo com o Instituto Nacional de Meterologia (InMet), a previsão é de novos temporais no Sul do Brasil nesta quinta-feira (13), especialmente à tarde e à noite. A chuva e a aproximação de uma frente fria na costa da região Sul vão facilitar a formação de nuvens carregadas no Sudeste, especialmente no Estado de São Paulo. As pancadas de chuva com raios poderão ser fortes à tarde e à noite, segundo o Climatempo. Assim como já está ocorrendo no Norte do país. As temperaturas máximas seguem altas por todo o país, com risco de alagamentos em alguns Estados.